17/08/2017

 

Montesclareou

Montes Claros, montesclareou
Meus olhos cegos de poeira e dor
Tudo é previsto pelos livros santos
Que só não falam que o sonho acabou
A marujada vem subindo a rua
Suores brilham nos rostos molhados
Agosto chega com a ventania
Cálice bento e abençoado
A dor do povo de São Benedito
No mastro existe para ser louvado
Louvado seja o Santo Rosário
Louvado seja poeira e dor
Louvado seja o sonho infinito
E Mestre Zanza que é cantador

(Tino Gomes e Georgino Júnior)

O Grupo Tambolelê será uma das atrações musicais que vão animar as Festas de Agosto e o Festival Folclórico deste ano. Nesta quinta-feira, 17, o grupo subirá ao palco montado na Praça da Matriz, a partir das 22 horas, onde irá apresentar os ritmos fortes e brilhantes de seus tambores e alguns instrumentos inusitados. O Grupo Tambolelê é formado por Santonne Lobato, Geovane Sassá e Acaua Rana, e já se apresentou em mais de 30 países, sempre reverenciando a herança negra das nossas raízes culturais. Com ritmos que vão do Moçambique ao Congo, passando pelo Boi de Reis, Zé Pereira, Cacuriá, Batuque, Lundu, Serra Abaixo e Congo Quebrado, a arte da música mineira é levada pelo grupo aos quatro cantos do mundo.

Foi quase um presente: disse o Secretário de Cultura de Pirapora, o jornalista Elton Jackson. O lançamento da novela Velho Chico em Pirapora, realizado em 2016, acaba de ganhar um prêmio como “Melhor Campanha de Comunicação integrada”, na etapa regional da Ampro Globe Awards. Foi um evento feito em parceria entre a Emutur e a InterTV Globo de Montes Claros. Como presidente da Emutur, eu equipe dava todo o apoio a dois grandes instrumentos turísticos de Pirapora: o vapor Benjamim Guimarães e a Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora. E foram justamente o vapor e a orquestra jovem que deram o brilho que o evento precisava para angariar prêmios de reconhecimento. Parabéns!

Inaugurada a nova loja Orthomontes

Gosto de ver a determinação do empresário Claudício Mendes, diretor presidente da Orthomontes, que acaba de inaugurar mais uma loja, desta vez no Bairro Major Prates, na Avenida Castelar Prates. Inaugurou com toda a pompa e circunstância, recebendo personalidades, colegas da mídia e claro, os moradores do grande Major. O espaço, com a qualidade de sempre desta fábrica de colchões, que faz o seu marketing bem objetivo: dormir bem é essencial para sua saúde. Oferece tecnologia, inovação e conforto.

Na Ortomontes, Claudício oferece além da linha de colchões, aparelhos ortopédicos, higiênicos e cama e banho. O espaço amplo e muito bem montado é seguramente a mais nova novidade da área e vale à pena ir na loja e adquirir seus produtos.

O empresário Claudício Mendes, entre os famosos presentes, recebeu o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Prates

O confrate Giu Martins também fez questão de prestigiar e fazer a cobertura para seu programa de TV

A arquiteta bonitona Joselle Santos foi quem planejou a nova loja e também marcou presença

A enfermeira e consultora de saúde,, Marielle Brandão mostrou seu colchão ortomontes de destaqe na loja, uma inovação sensacional, terapêutico e da mais alta tecnologia

A gerente de marketing Shirley Afonso organizou tudo com muito carinho, inclusive com o excelente buffet de Marilúcia Pimenta, aqui com o convidado Emílio

O gerente da loja, Walisson Barbosa super satisfeito com a boa aceitação da nova loja, extratégicamente montada em uma das áreas de comércio mais aquecido da cidade

A prima de Claudício, Fabiana Braga, chamava a atenção por sua beleza

Claro, as estrelas do lugar!

O clima de cultura que a cidade já respira com as Festas de Agosto, promovida pela Prefeitura de Montes Claros, pode ser sentido nas programações do 39º Festival Folclórico de Montes Claros. O palco montado na Praça da Matriz recebe, neste sábado, uma apresentação musical do Grupo de Maracatu Famiguê. O Grupo de Maracatu Famiguê foi criado a partir de oficinas de percussão oferecidas gratuitamente pelo Instituto Cultural Famiguê e, desde 2010, vem reverenciando as tradições de matriz afro-brasileira, realizando apresentações em Famiguê no dialeto ioruba, que quer dizer “família”. O Instituto Cultural Famiguê é uma associação sem fins lucrativos fundada no ano 2010 na cidade de Montes Claros por membros de uma mesma família constituída de músicos amadores e profissionais. Desde então, o Instituto vem desenvolvendo projetos artístico-culturais que ressaltam a riqueza da cultura nacional e a importância da sua diversidade, com o intuito de promover e preservar o patrimônio cultural imaterial.

Vamos prestigiar as Festas de Agosto

Montes Claros já começou a contagem regressiva para o mais tradicional evento cultural-religioso da cidade: as Festas de Agosto, que este ano chegam à sua 178º edição e vêm acompanhadas do Festival Folclórico, que também já está consolidado no calendário do município, em sua 39ª edição.

As Festas de Agosto dão continuidade às tradições da cidade, herdadas do caldeirão cultural que deu origem à Montes Claros que hoje conhecemos e que traz em seu DNA as marcas das culturas africana, indígena e portuguesa, todas bem representadas nas danças, roupas e músicas dos catopês, caboclinhos e marujos.

A grande novidade deste ano está relacionada com as apresentações musicais, já que dois palcos serão montados na praça Dr. Chaves (Praça da Matriz). Além do palco principal, uma arena irá garantir as quatro apresentações musicais por noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation