09/02/2017

ENLACE DE BÁRBARA E RAFAEL

A temporada de elegantes enlaces do ano que se inicia, protagonizou a bela cerimônia que uniu matrimonialmente Bárbara Rebello e Almeida com Rafael Parise Vieira da Silva, filhos de Ivana Ferrante Rebello-Eduardo Destéfani Guimarães Santos e de Shirlei Parise- Leonardo Reis Vieira da Silva. O prestigiado acontecimento foi dividido em duas partes: inicialmente, na área externa do salão de festas, uma cerimônia ecumênica oficiada pelo pai do noivo, o médico Leonardo Reis Vieira da Silva, após a entrada triunfal da bela noiva, trajando um modelo exclusivo de Kátia Noivas, em estilo espanhol, modelo princesa, bastante elogiado pelos presentes. Bárbara foi precedida pelas damas de honra Keila Parise (prima do noivo) Bruna Rebello e Maria Clara Rebello ( primas da noiva) e a porta- aliança, Lara Rebello ( irmã da noiva). Todas também produzidas com muito bom gosto e requinte por Andréia Marques. Aliás, a valorosa equipe de Andréia, também assinou a maquiagem, cabelo e toda produção da noiva. Um show de profissionalismo! Ainda sobre a cerimônia, os avós maternos, Marília Ferrante e Roberto Rebello, deram uma bênção religiosa a partir da leitura da carta aos coríntios, que fala sobre o amor. A mãe da noiva, Ivana Rebello, também proferiu belas e emocionantes palavras aos noivos.

Bárbara Rebello em pose especial para esta coluna

As daminhas no ateliê de Kátia Noivas

O desfile das belas daminhas na cerimônia ecumênica

A entrada de Ivana Rebello e esposo

A entrada dos pais do noivo

Um flash da feliz e bela noiva

A troca de alianças

A REQUINTADA RECEPÇÃO

Terminada a cerimônia, após o desfile dos noivos, damas, pais, padrinhos e convidados adentraram ao salão de festas, ricamente decorado. Um encontro bem familiar, com amigos mais chegados e parentes. Equipe de garçons serviu abundantemente finas bebidas intercaladas por salgadinhos.  Mais tarde, um lauto jantar. Em dado momento foi anunciada a chegada dos noivos, recebidos com muitos aplausos. Bárbara e Rafael se dirigiram até a pista de danças, onde todos os esperavam. A partir daí, como manda a tradição, a valsa seguida do brinde de champanhe e corte simbólico do artístico bolo. Sempre em clima de muita descontração, entrosamento e muita felicidade no ar, a festa foi animada por banda ao vivo e, a partir das 2h da manhã de domingo, a dupla Giuliano e Giovani, que tocou até às 6h da manhã, quando deixaram o recinto os últimos convidados.Bárbara e Rafael estiveram em todas as mesas agradecendo as presenças. Os noivos são empresários, em Varginha (MG), onde têm franquia da Hope. A lua de mel foi em Campos do Jordão. Um encontro que reuniu nomes das mais tradicionais famílias da cidade. Nota dez. ( FOTOS BY ANDREY BOTELHO)

Os noivos e familiares

O corte simbólico do artístico bolo

O tradicional brinde de champanhe

Marília e Roberto Rebello no enlace de Bárbara Rebello e Rafael Vieira da Silva (Foto: José Geraldo Gomes)

O titular desta página posando ao lado dos amigos Marion Ferrante Maia, Simone Ferrante e José Geraldo Gomes, no enlace de Bárbara e Rafael-

FOGUEIRA DE VAIDADES

A vaidade corrói. O trabalho alheio que aparece desperta no vaidoso a vontade de marcar posição, de lembrar ao mundo que ele também existe. São atos de mesquinharia em que são investidas todas as suas forças. O vaidoso faz uso da autoridade possível para tentar elevar-se à altura daquele que disparou seu instinto de vaidade. Pequenas vaidades sacrificam as relações afetivas, sociais  profissionais. É triste saber – porque se acaba sabendo – que a pessoa que elogia seu  desempenho na segunda lhe fere com sua inveja, irmã da vaidade, na terça. Dia desses deparamos com um carro em cujo vidro, se achava estampado um adesivo que dizia: “a inveja é a arma dos incompetentes”. Acrescentamos: a vaidade é inversamente proporcional ao lastro de sustentação do vaidoso. A vaidade é a ferrugem do elo social. É a areia na engrenagem do coletivo.

ENLACE DE MANUELA E PEDRO PAULO

A temporada de enlaces elegantes terá continuidade no próximo dia 18 deste mês de fevereiro quando se unirão matrimonialmente MANUELA E PEDRO PAULO, filhos de Luciana Athayde-Joaquim Manuel Oliveira e Maria Cristina Santos- João Caetano Maurício Canela. A cerimônia religiosa será oficiada na Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística, seguida de requintada recepção no Portal de Eventos. Por se tratar da união de famílias tradicionais da sociedade, teremos o encontro das mais conhecidas figuras do nosso grand monde. Estaremos presentes.

Manuela Athayde Oliveira e Pedro Paulo Santos Canela: enlace em fevereiro (Foto Eudes Lúcio)

FESTA PARA QUEM FAZ FESTA-LUAL TROPICAL

Em 2016, a promoção “Festa Para Quem Faz Festa” alcançou êxito maiúsculo. No próximo mês de maio, no Portal de Eventos, a feliz parceria do Palazzo Cerimonial, Inova Cerimonial e Marketing, Romero Maciel decorações, Cézar Costa Decorações, Lilia Buffet e Recepções e UP Agência de Eventos está de volta com roupagem nova e grandes atrações. Uma noite dançante no estilo tropical, envolvente, impregnada de muitas cores e de muita alegria para convidados especiais. Nas próximas daremos mais detalhes.

Palazzo Cerimonial tradição de 15 anos de bons serviços prestados à sociedade-(Divulgação)

AILTON CÂMARA DIA 11 DE MARÇO NO AC

Com bela voz que Deus lhe deu, repertório composto por conhecidas melodias românticas dos grandes compositores da MPB e acompanhamentos a cargo da Banda Conexsom Brasil de Belo Horizonte, o montes-clarense AILTON CÂMARA, filho de tradicional família montes-clarense (irmão do conceituado e conhecido médico Roberto Câmara e dos saudosos Jirval Câmara e Gilberto Câmara) se apresentará em grande show no próximo dia 11 de março, no Automóvel Clube de Montes Claros. Marquem em suas agendas!

O grande intérprete da MPB, o montes-clarense Ailton Câmara faz show no Ac no póximo dia 11 de março

MARINILZA & WAGNER: 40 ANOS DE FELIZ UNIÃO

Marinilza Mourão e Wagner Gomes comemorando 40 anos de feliz união (Bodas de Rubi ou Esmeralda). Um exemplo de casal num tempo de casamentos tão curtos, que não fez apenas história; é a própria história. História que se iniciou diante de um altar, diante de Deus e que se prolonga há quatro décadas como testemunho de amor, amizade, perseverança e exemplo de vida a dois. Aos queridos amigos o nosso carinhoso abraço, desejando que esta santa união se prolongue por muitas e muitas décadas. Parabéns!

Marinilza Mourão e Wagner Gomes na foto com a família, comemorando 40 anos de feliz matrimônio (Divulgação)

INSTITUTO DA DELAÇÃO PREMIADA

A disseminação do instituto da delação premiada, vem avacalhando a prática da justiça no Brasil, distorcendo a fixação das merecidas penas a que estão sujeitos corruptos e corruptores.  Estaria correto conceder favor a criminosos que resolvem denunciar parceiros, abrindo o jogo sobre manobras fraudulentas? O chamado “dedo-duro” virou moda para se safar das suas falcatruas e sentir-se como herói, conseguindo benesses da Justiça. No passado seria chamado de infame! Agora, toda a população, na certa, deve chamá-lo de “infame, safado e aproveitador”. Será que o nosso Brasil ainda tem jeito?

38 ANOS DE JORNALISMO

Em abril de 2008 em pesquisa realizada pelo blog “A Província”, sob o comando do saudoso jornalista Reginauro Silva, fomos eleitos  pelos internautas, com 57% dos votos, o “melhor jornalista social da cidade”. Neste ano de 2017, completaremos 38 anos de bons serviços prestados à imprensa norte-mineira, sempre recebendo elogios dos leitores pela seriedade e credibilidade como em quase quatro décadas temos pautado o nosso trabalho. Graças ao bom Deus!

REFLEXÃO

A MALA DE VIAGEM

Conta-se uma fábula sobre um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra; em volta do peito trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada. Pelo caminho encontrou um transeunte que lhe perguntou: “Cansado viajante, por que carrega essa pedra tão grande?” “É estranho”, respondeu o viajante, “mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava.” Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito melhor. Em seguida veio outro transeunte que lhe perguntou: ‘Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada?” “Estou contente que me tenha feito essa pergunta”, disse o viajante, “porque eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo.” Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves. Um por um, os transeuntes foram avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal. Qual era na verdade o problema dele? A pedra e a abóbora? Não. Era a falta de consciência da existência delas. Uma vez que as viu como cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão cansado. Esse é o problema de muitas pessoas. Elas estão carregando cargas sem perceber. Não é de se estranhar que estejam tão cansadas! O que são algumas dessas cargas que pesam na mente de um homem e que roubam as suas energias? Pensamentos negativos. Culpar e acusar outras pessoas. Permitir que impressões tenebrosas descansem na mente. Carregar uma falsa carga de culpa por coisas que não poderiam ter evitado. Auto-piedade. Acreditar que não existe saída. Todo mundo tem o seu tipo de carga especial, que rouba energia. Quanto mais cedo começarmos a descarregá-la, mais cedo nos sentiremos melhor e caminharemos mais levemente.

ETIQUETA

O que fazer quando se é abraçado e cumprimentado por alguém que a gente não lembra o nome? Naquela hora em que a memória desaparece e deixa a gente no pior abandono? O jeito para não desapontar a pessoa que está tão alegre em nos encontrar, é apelar para alguma interjeição simpática – e para que existem “meu querido” e “minha querida” – e fazer algumas perguntas investigativas. Diga com muitos sorrisos que a memória é um desastre, que o Alzheimer fez uma aparição relâmpago, mas que não está conseguindo lembrar o nome. Todo mundo vai entender – difícil achar quem ainda não tenha passado por esse aperto.

APRENDENDO

Dois verbos soam como carícias. Um é presentear. O outro, cear. Ambos jogam no time de passear (outra delícia). Eles têm um denominador comum. Armam cilada na conjugação. No presente, o nós e o vós dispensam o i que aparece nas demais pessoas. Compare: passeio, ceio, presenteio; passeias, ceias, presenteias; passeia, ceia, presenteia; passeamos, ceamos, presenteamos; passeais, ceais, presenteais; passeiam, ceiam, presenteiam. O presente do subjuntivo segue a rota do indicativo. Veja: que eu passei, ceie, presenteie, que tu passeies, ceies, presenteies; que ele passeie, ceie, presenteie; que nós passeemos, ceemos, presenteemos; que vós passeeis, ceeis, presenteeis; que eles passeiem, ceiem, presenteiem. Complicado, não?

O competente e respeitado doutor em arquitetura urbanista Antônio Augusto Moura ao lado da sua esposa Luciana Canan, em pose especial para esta coluna

A beleza e chame de Gabriela Medeiros Abreu, enfeitando nossa página  de hoje

Railda Machado Mourão (na foto com seu esposo Ronaldo Mourão), a querida aniversariante deste mês

Mabel Morais, outra querida aniversariante do mês de fevereiro

FIGURAS & FATOS

FLOCOS DE OURO COMESTÍVEL

Posso comer isso sem medo – nem dor no bolso ou na consciência? Os flocos dourados são minúsculos pedaços de ouro 23 ou 24 quilates (puro) usados na decoração de doces. Só não vai esbanjar. A ingestão diária recomendável é de, no máximo, 1,32 micrograma de ouro para cada 1 kg corporal. Ou seja, para um adulto de 75 kg, o limite fica em torno de 0,1 miligrama diário.

MISS UNIVERSO 2017

O título de Miss Universo ficou com a francesa Iris Mittenari. Segunda negra a vencer o concurso de Miss Brasil, Raissa Santana apesar de não ficar com a coroa, conquistou o público e ficou entre as 13 semifinalistas, de um total de 85 competidoras. Em nossa opinião, nossa representante tinha todos os requisitos para ficar, pelo menos, entre as nove finalistas. Quem entende a cabeça dos jurados?

Raissa Santana, Miss Brasil 2017

BODAS DE HEMATITA

Marisa Gonzaga e José Osmar Brandão, casal dos mais admirados pela sociedade montes-clarense, completando 28 anos de feliz matrimônio (Bodas de Hematita) e sendo bastante cumprimentado por uma legião de amigos.

Marisa Gonzaga e José Osmar Brandão: 28 anos de feliz matrimônio

FIM DO DINHEIRO EM ESPÉCIE?

Para muitos, o fim do dinheiro em espécie é uma morte anunciada. A batalha contra os cartões de crédito e débito e as moedas virtuais já estaria perdida, e resta apenas esperar até que o antiquado papel naturalmente suma das carteiras para figurar em coleções de museus. Será?

LA LA LAND UMA LIÇÃO DE BOM HUMOR

Recentemente, recebemos um régio presente do nosso grande amigo Jaime Pinto: uma cópia do filme “candidatíssimo” ao Oscar 2017, “La La Land”. O filme tem romance, poesia e a mágica da máquina de moer gente de Hollywood. E, de quebra, dois grandes atores: Ryan Gosling (um músico à procura de um cantinho para seu talento) e  Emma Stone (uma jovem atriz sem futuro). Para qualquer problema que azara a sua vida, o filme o ajudará a ficar de bem com a vida. Os velhos e sempre lembrados musicais da era de ouro de Hollywood estão de volta. Uma verdadeira sessão terapêutica. Adoramos!

Cena do filme La La Land-Cantando estações

CHÁ DE CADEIRA

Por que alguns profissionais de nossa cidade insistem em adotar chás-de-cadeira no atendimento às pessoas que os procuram para tratar de interesses diversos? Será que pensam ser chic e importante fazer a pessoas esperarem durante horas? Pseudodemonstração de poder ou prepotência? Vamos com calma gente! Humildade, consideração e respeito não fazem mal a ninguém! De leve.

A INADIMPLÊNCIA DOS BRASILEIROS

A inadimplência dos brasileiros não está mesmo de brincadeira. O ano de 2016 foi encerrado com mais de 58 milhões de inadimplentes no país.

CRIAÇÃO DA FEMITAXI

A capital mineira acaba de lançar mais uma novidade, com a anunciada criação da FemiTaxi destinada a oferecer transporte apenas para passageiras em automóveis dirigidos por mulheres. Fica tudo entre elas. A FemiTaxi funciona por meio de aplicativo. Segundo informes, em nossa cidade vem sendo muito comum o uso de táxis por senhoras e senhoritas. Em tempo de violência, seria uma boa se nossas mulheres aderissem à moda e se profissionalizassem. Pensem nisso!

SUPERLIGA MASCULINA 2016/2017

O Pequi Atômico continua sua escalada de sucesso na Super Liga Masculina de Vôlei. Depois de vencer o Bento Vôlei por 3 sets a 1, enfrentou o São Bernardo Vôlei no último sábado, dia 4, no Ginásio Tancredo Neves e venceu por 3X0. A sua enorme e fiel torcida esteve presente.

PUBLICIDADE COM HUMOR E INTELIGÊNCIA

A alma de uma boa publicidade é a criatividade e Inteligência do seu criador. Nos chamou a atenção nos meios televisivos a nova campanha de O Boticário para público masculino, impregnada de bom humor como mote, brincando com as cores e seus significados. No comercial “Vermelho”, uma consumidora está aproveitando a promoção acompanhada de seu filho pequeno. Ele afirma que adora a cor vermelha e que o tom traz boas vibrações para sua vida. Em seguida, o garoto questiona a mãe: “Então, por que você reclama tanto do meu boletim?!” A campanha foi criada pela AlmapBBDO, imbatível no setor.

NOSSA ETERNA RAINHA DO CARNAVAL

O carnaval se aproxima. Em janeiro de 2007 a grande e eterna Rainha do Carnaval montes-clarense, NICE DAVID, nos deixou. Sua presença era imprescindível na folia, explodindo de satisfação e com invejável energia, fosse em  blocos caricatos, escolas de samba ou em bailes dos clubes sociais. Com um detalhe a ressaltar: sem nunca ter ingerido uma gota de álcool sequer. Alegria natural, de dentro para fora. O que resta, são as lembranças dos velhos e antigos carnavais, que não voltam mais. Na época do seu falecimento, citamos Sêneca e repetimos hoje,  quando completa dez anos da sua partida para os braços do Senhor: “O sábio autêntico vive em plena alegria, contente, tranqüilo, imperturbável, vive em pé de igualdade com os demais”. Descanse em paz, saudosa amiga!

Niver David a saudosa eterna rainha do carnaval montes-clarense-(Foto cedida por Wagner Gomes)

ACADEMIA TORGA FITNESS

Margareth e Luiz Torga, após algumas semanas de férias em praias do Espírito Santo regressaram à cidade e já assumiram a sua tradicional, bem frequentada e elogiada academia Torga Fitness instalada nas dependências do Automóvel Clube de Montes Claros. Uma academia diferenciada, onde os alunos recebem  além de perfeita avaliação física, exercícios rigorosamente monitorados. Na ausência do casal, esteve na direção da casa a sua bela e competente filha e personal trainer da melhor qualidade, Marianna Torga.

A jovem, bela e competente personal trainer Marianna Torga, destaca em nossa página de hoje

ELIS REGINA

Há 35 anos, morria ELIS REGINA, “a Pimentinha”, por muitos considerada a melhor cantora popular do Brasil. Na vida real, ela tentou o Rio, pela primeira vez, em 1961, aos 16 anos, e levou os três anos seguintes tentando. Sonhava ser Ângela Maria, mas as gravadoras queriam transformá-la em Celly Campello. Gravou chá-chá-chás, submeteu-se aos mais inglórios programas de auditório e competiu com as colegas Wanderléia, Rosemary e  Meire Pavão por uma foto na lendária  “Revista do Rádio”. Elis tem sua história contada no filme, “Elis o Filme”. Sofreu muito. Sem o que não teria se tornado Elis Regina.

35 anos sem Elis Regina

MAIS MONTES CLAROS VÔLEI

Entre os dias 21 e 25 deste  mês de fevereiro, será realizado em nossa cidade o importante Campeonato Sul-Americano de Clubes Masculino. Além do dono da casa e o Sada Cruzeiro, atual campeão nacional, teremos a forte equipe da UPCN de San Juán, atual hexacampeã argentina. Na certa, uma grande valorização para o Montes Claros Vôlei que disputará, pela primeira vez na história, um torneio internacional sob a chancela da FIVB. A fiel torcida do Pequi Atômico, já se prepara para estar presente em sua totalidade.

A valorosa equipe do Montes Claros Vôlei em quadra

VEREADOR E AMBIENTALISTA

Apesar do pouco tempo que separa da sua posse na Câmara Municipal de Montes Claros, o ambientalista e querido SÓTER MAGNO já mostra claramente para o que veio.  Idéias próprias e sem amarras políticas, suas primeiras atuações dão prova cabais de que o povo que o elegeu será prioridade do seu mandato, reivindicando e apontando as falhas e necessidades prementes da cidade. Palmas!

Vereador Soter Magno, grande destaque na Câmara Municipal de Montes Claros

MÁ NOTÍCIA PARA CONSUMIDORES DA COPASA

A Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento de Minas Gerais (Arsae) deu início ao processo de revisão tarifária da COPASA, o que pode encarecer a conta de água e esgoto nos municípios onde a empresa tem a concessão dos serviços. Entre 26 e 30 deste mês de janeiro, serão realizadas audiências públicas para analisar gastos e os serviços prestados pela Copasa. Na certa, mais “chumbo grosso” nas costas do consumidor!

CORRESPONDÊNCIAS

Às empresas, clubes de serviço e amigos da sociedade, uma solicitação: convites, releases  e comunicados deverão ser enviados para a Rua Carlos Pereira, 23, centro, onde se encontra a nossa sala de trabalho.  Ou para o nosso endereço virtual magnus.medeiros@hotmail.com. Gratos.

GRATIDÃO: CARACTERÍSTICA DE PESSOAS FELIZES

A capacidade de ter (e de expressar) gratidão é uma das características das pessoas felizes. Elas nunca se consideram credoras da ajuda e da consideração dos que as cercam. E sabem ser gratas aos parentes, pelo carinho; aos cônjuges pelo amor; e aos amigos, pela amizade manifestada. Victor Hugo constatou, em um dos seus livros, que “os infelizes são ingratos”. E arrematou: “a ingratidão faz parte da infelicidade deles”.

DESEMPREGO NOS PRÓXIMOS ANOS

O Brasil terá, em 2017, o  maior aumento do desemprego entre as economias do G-20 e adicionará 1,4 milhão de novos  trabalhadores sem emprego à sociedade até 2018. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A agência informou que o desemprego no país vai continuar a se expandir para atingir um total de 13,8 milhões de brasileiros até o ano que vem. A OIT estima que, entre 2016 e 2017, o exército de desempregados no planeta aumentará em 3,4 milhões. Mas e epicentro dessa crise será o Brasil, responsável por 35% desse número, com 1,2 milhão em 2017 e mais 200 mil em 2018.

CARNAVAL 2017

O carnaval 2017 da capital mineira vai de vento em poupa. Para se ter uma idéia, neste ano, o número de grupos cadastrados pela prefeitura para a folia chegou a 363. O dado também confirma o crescimento constante da folia em BH, já que a quantidade representa um aumento de cerca de 30% em relação ao ano passado, quando foram registrados aproximadamente 260 desfiles pela cidade. Um assunto puxa outro. Na capital do Norte de Minas, neste ano, o carnaval passará em brancas nuvens. Quem pode, vai para cidades vizinhas ou praias do sul da Bahia. Quem não pode, se contentará assistir aos desfiles do Rio e São Paulo pela TV.

MEXA-SE É A ORDEM

Segundo o professor de educação física aposentado Carlos Eduardo Guilherme, a função do coração é bombear sangue para todas as partes do corpo. Isso não é novidade para ninguém. Mas o que pouca gente sabe é que a panturrilha, também conhecida como “batata da perna”, é considerada nosso segundo coração. Ela ajuda parte de nosso sangue a voltar para o coração. A panturrilha está situada na parte posterior da perna e tem como principais músculos o gastrocnêmio e o sóleo. Esses músculos, além de serem responsáveis pela postura e pelo equilíbrio, também desempenham a função de bomba muscular do retorno venoso, fazendo com que o sangue retorne, contra  a gravidade, em direção ao coração. Por isso, a panturrilha é chamada de “coração venoso periférico”. Para que esses músculos realizem com eficiência a função de bombear o sangue e favorecer a circulação –afinal, eles são responsáveis por 70% desse trabalho  -, precisam ser fortalecidos. Vale lembrar que eles são também bastante exigidos em exercícios como andar, pedalar, correr ou subir escada. Então, o que está esperando? Mexa-se!

56 NOVAS SIGLAS

Atualmente, o sistema político conta com 35 partidos, e esse número pode aumentar. Há no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 56 pedidos para a criação de novas legendas no país. Partido Militar Brasileiro (PMBR), Partido do Esporte (PE), Partido Nacional Corinthiano (PNC), Partido Pirata do Brasil (Piratas) e Partido Político Animai (Animais) são alguns dos exemplos de siglas que podem ser criadas. Sem maiores comentários.

ÁLCOOL  AUMENTA A VONTADE DE COMER

Uma bebidinha para abrir o apetite. O famoso ditado popular acaba de ganhar respaldo científico. Pesquisadores do Reino Unido realizaram experimento que mostra como a substância embriagante estimula um grupo de neurônios responsáveis pela fome, fazendo, inclusive, com que se exagere na alimentação. A relação entre pessoas que bebem muito álcool e comem exageradamente intriga especialistas, que sabem pouco sobre os mecanismos biológicos que associam os dois comportamentos.

ADORÁVEIS PERUAS

Não há duas peruas iguais, mas todas são iguais entre si. É o tafetá, o veludo, a seda, o corte do vestido ou do casaco, o tipo do sapato, a meia, os broches e brincos, os  anéis e  colares e, sobretudo, as bolsas. Sem esquecer o cheiro: toda perua que se presa  usa 2 ou 3 tipos de perfumes de modo que, por isso mesmo, por serem da moda, tornam-se ostensivamente “peruais”. A légua de distância se percebe uma perua pela bolsa que usa e pelo modo como a carrega. É como um distintivo na lapela, um estandarte, uma camisa de time de futebol. Uma perua, antes de ser perua por fora ( na bolsa, no cabelo ou no sapato), é uma perua por dentro. E aqui prá nós: vocês já viram uma perua triste, desarrumada ou com  depressão?

BUTECOS E A “SANTÍSSIMA TRINDADE

Um assíduo freqüentador de botequins da cidade dá uma receita para o sucesso de um estabelecimento desse gênero: “A Santíssima Trindade” de um bom botequim é formada por: cerveja estupidamente gelada; tira-gostos de primeira; e banheiros limpos. Aliás, no último item, alguns estabelecimentos têm deixado muito a desejar e precisando urgentemente de uma visitinha da Vigilância Sanitária! De leve.

CARNAVAL JÁ CAUSA POLÊMICA

A Escola Imperatriz Leopoldinense decidiu manter todos os detalhes de seu enredo para o Carnaval 2017, que despertou a ira do agronegócio. O samba-enredo cita ameaças aos índios, como disputa por terras, desmatamento e a construção da hidrelétrica de Belo Montes. Segundo o carnavalesco da escola e autor do enredo, Cahê Rodrigues: “nossa intenção nunca foi agredir o agronegócio. Nossa crítica é a quem usa agrotóxico indevidamente, destrói  a natureza.”. Já a Sociedade Rural Brasileira vai patrocinar uma campanha para mostrar a “competência agrícola e pecuária do Brasil”.

ESPANHA DITA MODA

Segundo noticiário, na Espanha estão produzindo e vendendo papel higiênico com obras literárias impressas. Enquanto o cara de “desaperta”, lê alguns trechos de obras famosas. Bizarro, não acham?

A TEMPERATURA E O CHAPÉU

Com o sol causticante da cidade nos últimos tempos, formou-se uma confraria de senhoras e senhoritas da nossa sociedade adeptas ao uso do chapéu. A precursora da moda entre nós foi a querida e charmosa Maria Ângela Figueiredo Braga. Aliás, com muito charme e categoria, diga-se de passagem.  No setor, Sandrinha Madureira, de “A Preferida”, continua oferecendo em sua loja uma enorme variedade de chapéus para todas as idades (de total bom gosto), além de usá-los nos seus passeios pela cidade. Temos observado as pessoas que aderiram ao elegante e prático hábito e parabenizá-las. Vale copiá-las na certeza que estão em busca de bem-estar e nunca mais dispensá-lo nessa cidade tão ensolarada com piques de temperaturas lá nas alturas! Vale o registro.

Maria Ângela Figueiredo Braga(na foto com sua querida mãe Terezita): a precursora do uso de chapéu em nossa cidade

RESTAURANTES: O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE

Sofrendo com o problema da crise que assola o país, alguns bem montados restaurantes da cidade tivram que se desdobrar em promoções para enfrentar o momento. Alguns, motivado pela crise mesmo; outros, no entanto, pelos preços salgados dos seus cardápios.

O PROBLEMA CARCERÁRIO NO PAÍS

A imprensa do país e do exterior estampam diariamente, notícias estarrecedoras sobre a situação das prisões brasileiras, uma verdadeira monstruosidade. Considerá-las verdadeiras masmorras medievais? Muito piores. Na época medieval, os presos tinham espaço em suas celas. A situação descambou, saiu do controle. E não é de hoje que os governos vinham sendo avisados de que em razão da supelotação, o “caldeirão” estava preste a pegar fogo. E não deu outra! Segundo analistas, uma das causas que ajudam a intensificar essa sangrenta guerra de facções foi a ociosidade  que são submetidos os presos nas prisões imundas  e superlotadas. Colônias agícolas e muitas opções de trabalho, talvez seriam opções que, se não resolvessem o sério poblema, as minimizariam. E vocês, o que acham?

FARDÃO DA ABL TAMBÉM ENFRENTA A CRISE

Parece até brincadeira! Da crise, não escapou nem a nossa Academia Brasileira de Letras. A confecção do tradicional fardão a ouro com o qual o poeta, dramaturgo e roteirista Geraldinho Carneiro, mineiro de BH, tomará posse na cadeira número 24 da Academia Brasileira de Letras não foi patrocinada pelo governo de Minas, como é tradição. A solução? O próprio imortal se responsabilizou pelo pagamento da vestimenta. A coisa tá ruça!

GORDOFOBIA ATACA CONCURSO DE MISS UNIVERSO

A Miss Canadá Siera Bearchell foi chamada de gorda por comentaristas do concurso Miss Universo, ocorrido na noite do último domingo. Ao chamá-la de “cheinha”, o stylist Raphael Mendonça disse que ela não tinha “corpo de miss” e, portanto, não entendia como estava entre as finalistas. As ofensas não foram bem recebidas pela internet. Não faltaram defensores da moça, que esbanjou segurança e autoestima no comentário que fez: “Meu corpo não é naturalmente magro e está tudo bem. Sou saudável. Estou em boa forma. Estou confiante. Eu sou eu. Esta é quem eu sou agora e eu estou bem. Mulheres, lembrem-se de que a verdadeira beleza vem de dentro”. Ganhou mais um fã. Palmas!

16 DE FEVEREIRO, O MUNDO SERÁ DESTRUÍDO

Pegou muito mal, mas muito mal mesmo,  a perturbadora notícia de mau gosto divulgada pelo jornal britânico Daily Mail de que o mundo corre o risco de ser destruído em 16 de fevereiro próximo devido à colisão com o asteróide 2016WF9, que estaria se aproximando perigosamente da órbita terrestre. O choque povocaria um enorme e destruidor tsunami. Ainda bem que o sensacionalista astrônomo que previu a catástrofe disse que o asteróide vem de um planeta hipotético do sistema solar, conhecido como Nibiru (???) Muita gente está apavorada e acredita. Em tempos de antanho, uma notícia desse teor apavorou o mundo e foi objeto de uma música de Assis Valente  interpretada pela saudosa Carmen Miranda e dizia mais ou menos assim: “Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar. Por causa disso a minha gente lá de casa começou a rezar. Beijei na boca de quem não devia, peguei na mão de quem não conhecia. E o tal do mundo não se acabou!” Um conselho: cuidado com as extravagâncias a espera do fim do mundo! De leve.

PADRE ANTÔNIO VIEIRA E SUA OBRA

No mês em que se comemora 410 anos  do nascimento do Padre Antônio Vieira, há pelo menos duas razões urgentes para conhecer a obra de Vieira e, em particular, seus sermões, que são a melhor parte delas. A primeira é seu domínio extraordinário da língua portuguesa. A segunda razão de interesse pela obra do jesuíta é o repertório dos temas históricos e políticos. O momento, inclusive, cabe uma de suas citações: “Dizem que os que governam são espelho da República e não é assim, senão o contrário. A República é o espelho dos que governam!”

ASTRAL DE URUBU

Quem gosta de ouvir problemas (nem sabemos se gosta, mas, pelo menos, ganha para isso) é analista. Tente manter seu astral lá em cima tente ser positivo e ver as coisas sob um bom prisma. “Astral de Urubu” é típico de gente chata! E, eventualmente se você parece estar sofrendo de algum problema mais sério ouça o nosso conselho: depressão é doença, tem tratamento e deve ser tratada. Um desabafo de vez em quando, deve ser feito e não incomoda a ninguém. Mas, não abuse da paciência dos seus amigos!

FOZ DO IGUAÇU

Todo turista que visita Foz do Iguaçu, fica maravilhado com as cataratas. É verdade. Realmente, um indescritível espetáculo para os olhos. Alguns turistas, no entanto, aproveitam a visita para uma esticada ao cassino na vizinha cidade de Puerto Iguazú, na Argentina. Se você está com viagem marcada para aquela grande beleza natural ( e gosta de um cassino), um aviso: comenta-se que a fiscalização da polícia de fronteira tem sido das mais amargas . Além de revistarem todo o interior dos veículos do turista brasileiro, abrem porta-malas, o capô, exigem documentos atualizados criando todo tipo de dificuldades.

As belas Cataratas do Iguaçu

COUP DE FOUDRE

Segundo Márcio Cotrin, do Jornal Estado de Minas, experimentar um “coup de foudre” é amar à primeira vista, ou se apaixonar subitamente. Coup de foudre é o clarão repentino de relâmpagos que, em noites escuras e tempestuosas, iluminam a fachada de casas invisíveis aos nossos olhos. A explicação combina exatamente com aquele bem sucedido empresário, desquitado recentemente, que tem confessado aos amigos a sua paixão por aquela bela e escultural “Lolita”. Na base do “amor é lindo!”

ONDE ESTÃO AS TRADICIONAIS FOLHINHAS?

O final do ano já se foi e, com ele, a ilusão de clientes de fortes empresas em receber belas e enormes folhinhas como acontecia antigamente. Com o corte de despesas com brindes, algumas delas (poucas, por sinal) mais generosas ainda oferecem agendas  e simples agendas. E um assunto puxa outro! E a famosa e eficiente Folhinha da Ave Maria, que tantas informações ofereciam aos nossos pais, onde foram parar? Alguém saberia nos informar?

CACHORROS SOLTOS PELAS RUAS

Dia desses, em frente a um supermercado da cidade, cão atacava ferozmente transeuntes. Pelas ruas e avenidas da cidade, tem sido fato comum depararmos com cães vadios, sem donos, perambulando.  Durante a madrugada, então, bandos podem ser vistos pelas vias públicas remexendo sacos de lixo a procura de alimentos, geralmente machos acompanhados por cadelas no cio. O que estaria acontecendo com a capital do Norte de Minas. E o perigo do contágio da leishmaniose, não preocupa os órgãos responsáveis? De leve.

COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO

Um dos mais tradicionais educandários da cidade, o Colégio Imaculada Conceição, completa 90 anos de implantação no próximo mês de março, sob a segura direção das Irmãs do Sagrado Coração de Maria. Foi no CIC que aprendemos as primeiras letras e onde, mais tarde, depois de termos concluído o curso superior de Geografia pela antiga Fafil, lecionarmos a referida matéria por dois anos. Nosso preito de saudades -da grande e inesquecível  amiga Irmã de Lourdes -,das  Irmãs Dulce e  Rosita dentre outras. Vale o registro.

TERMINANDO

Mais uma do sábio e inteligente Rubem Alves: “A gente é velho quando começa a ter medo dos fotógrafos. Fugir das fotos de perfil porque nelas as barbelas de nelore aparecem. Nelore é um boi branco. Os pastos estão cheios deles, vivos, e as mesas também sob o disfarce de bifes. E eles têm uma papada balançante, as barbelas, que vão da ponta do queixo (boi tem queixo?) até o peito. Velhice é quando as barbelas de nelore começam a aparecer. Aí vem a humilhação conclusiva: pronta as fotos, eles, os fotógrafos, nos mostram e dizem: “Como você está bem”? Sem maiores comentários.

Rosane e José Antônio Rodrigues, casal de destaque em sociedade

Norma e Claudionor Barral

Nossos amigos Gabrielle Gonzaga e Carlos Alexandre Gomes dos Santos

A querida Laís Fonseca para matar as saudades dos seus inúmeros amigos montes-clarenses

A jovem e bela empreendedora Priscila Dàngelis do Pet Shop Bicho Chique

Ludmilla Medeiros Abreu, nome dos mais queridos pela sociedade montes-clarense

Foto 37 – Tamyres Gomes, uma das senhoritas mais bela do nosso circuito social(tamyresgomes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *