26/12/2017

O SIM DE CAROLINA SAMPAIO ATHAYDE/JOÃO HENRIQUE ANTUNES CAMPOS

Nos moldes tradicionais, próprios das grandes famílias, o SIM de Carolina Sampaio Athayde e João Henrique Antunes Campos com cerimônia religiosa no nosso templo-maior, Catedral Metropolitana de Nossa Senhoras Aparecida, já pode ser considerado um dos mais belos acontecimentos no gênero realizados no ano que chega ao seu final. A noiva é filha de Carla Sampaio e Sérgio Rebello Athayde e o noivo, de Edite Ferreira-Hilton Antunes Campos.

Carolina entrando ao templo pelo braço do seu pai, Sérgio Rebello Arhayde-(Eudes Lúcio)

Os noivos, emoldurados pela suntuosa decoração de Rondinelli-(Eudes Lúcio)

 

A REQUINTADA CERIMÔNIA RELIGIOSA

A Catedral decorada com muito requinte e bom gosto pelo decorador Rondinelli, chamou a atenção de todos os convidados que ocupavam todos os bancos da igreja. Lustres (tipo chandelier) de cristal e muitas flores podiam ser visualizados deste a porta do templo até o altar. Um tapete branco cobriu a passarela da nave num visual cinematográfico, valorizado ainda mais por moderno e possante jogo de luz, onde tudo aconteceu. A tradicional entrada  dos elegantes padrinhos, da elegante mãe da noiva Carla Sampaio Athayde com o pai do noivo, Hilton Antunes Campos e as damas de honor antecedendo a noiva que adentrou pelo braço do seu emocionado pai, Sérgio Rebello Athayde ostentando um vestido principesco, de grife parisiense ao som de clarins e da marcha nupcial de Mendelsson. O noivo, em estado de comoção, recebeu sua futura esposa deixando fluir a felicidade. Frei Valdo, o celebrante, com o seu carisma e conhecida inteligência oficiou uma bela cerimônia, com importantes passagens bíblicas e firmes conselhos para um relacionamento feliz e duradouro pautado no amor e respeito mútuo. Toda a cerimônia contou com participação de coral interpretando músicas sacras e populares, com destaque para a maviosa voz de Cristiane Franco. Um momento sempre aguardado: a bênção das alianças. A aliança tem um formato circular, que é um simbolismo de eternidade, porque o círculo não tem princípio nem fim.  Quem as conduziu foi a irmã da noiva, Elisa Sampaio Athayde chamando atenção pela sua classe e beleza. Outro momento de grande emoção: Carolina e João Henrique numa declaração de amor musical, cantando “Como é grande o meu amor por você”. Delirantes aplausos ecoaram por todo o templo.

 João Henrique com sua mãe Edith Ferreira Antunes-(Eudes Lúcio)

 Carolina e João Henrique no altar-(Eudes Lúcio)

Elisa Sampaio Athayde conduzindo as alianças-(Eudes Lúcio)

 

A RECEPÇÃO NO PORTAL DE EVENTOS

O salão do Portal de Eventos se engalanou para receber cerca de  400 convidados, com decoração suntuosa de Romero Maciel que, mais uma vez, se superou em luxo, criatividade e bom gosto. Candelabros e flores em profusão, complementados por lustres de cristal transformando aquele local num palácio. Mais uma vez, o Buffett do Favorito deu um show! Salgados folhados diversos, bebidas importadas e atendimento da equipe de garçons merecendo elogios de todos. O Bufê impecável sob a segura direção de Leandro Oliveira trouxe lagostas, camarões e bacalhau entre outras delícias que foram finalizadas quando foi então aberta a estação das mesas de doces e bombons finos da Fusion Du Chocolat (Belo Horizonte) e Louzieh (São Paulo). A decoração de Romero Maciel neste local, também foi principesca. A tradicional entrada dos noivos, o corte simbólico do bolo, brinde de champanhe, a valsa dos noivos e padrinhos, vieram a seguir. A partir daí, surge no palco a excelente Banda Super Som, apresentando repertório variado e atualizado, incendiando o salão de alegria e total descontração.  Duas figuras bastante cumprimentadas da noite: as jovens e elegantes avós da noiva, Lourdinha Sampaio e Lúcia Rebello Athayde. O cerimonial foi de responsabilidade de Luciana Malveira e esteve impecável. Carolina e João Henrique, que residem na Suíça, partiram em viagem de lua de mel para a Tanzânia, no Continente Africano (onde se encontra o monte Kilimanjaro, o ponto culminante da África, com seus 5985 metros de altitude).  Nossa sociedade vivenciou uma noite de raro esplendor, com nomes de grande realce do  nosso meio social. Outro detalhe a ressaltar: as senhoras e senhoritas dando um show de elegância, com destaque para a mãe da noiva, Carla Sampaio Athayde brilhando intensamente quanto à sua elegância, classe e finesse.  Importante acontecimento social que ainda será comentário por muito tempo. Nota mil.

Carolina e João Henrique com seus pais-(Eudes Lúcio)

 Carolina e João Henrique posando em frente a mesa de doces e bombons-(Eudes Lúcio)

O beijo para selar um grande amor-(Eudes Lúcio)

 

ACADEMIA FEMININA DE LETRAS

Nossa artista maior, Felicidade Patrocínio, mais uma vez deu provas do seu inconteste prestígio quando foi empossada na noite da última terça-feira, em concorrida cerimônia na galeria de artes do CCHP. Casa lotada com os mais expressivos nomes da área cultural da nossa cidade, numa sessão pautada por pronunciamentos elogiosos à nova presidente sobre a sua brilhante atuação na área, números musicais de alto nível ( Saulo Leony deu show ao interpretar ao piano peça de Chopin). Após a cerimônia, um fino coquetel sob o comando de Marilúcia Pimenta. Dade, demonstrando muita alegria e satisfação, percorreu todos os grupos agradecendo as inúmeras presenças.

Nossa artista-maior, empossada como nova presidente da AFLMC

Componentes do quadro de associadas da AFLMC em pose especial para esta página

 Com Mara Narciso e Dóris Araújo da AFLMC

 Felicidade Patrocínio sendo festejada por amigos

 

ENLACE TAMYRES GOMES LOPES/LUCAS ARAÚJO FLORÊNCIO

A sociedade montes-clarense viveu novamente momentos de emoção, beleza e requinte com a realização do casamento de TAMYRES GOMES LOPES E LUCAS RABELO ARAÚJO FLORÊNCIO, filhos de Zilene Gomes-Pedro Everardo Lopes e de Rosângela Rabelo Araújo-Asclepíades Florêncio. Cerimônia religiosa na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida e fina recepção no Buffet Duca & Nazareth Prates. A noiva, Tamyres, nossa grande amiga desde o ano de 2009 quando representou Montes Claros no concurso de Miss Minas Gerais mostrando desenvoltura, carisma, finesse e exuberante beleza.

 Tamyres Gomes Lopes, uma bela e elegante noiva

 

A CERIMÔNIA RELIGIOSA NA CATEDRAL

O nosso templo-maior, decorado por Gabriel Duarte, foi palco de  ato religioso dos mais pomposos e com momentos de terna emoção. Após a entrada do grupo de padrinhos, a elegante mãe da noiva Zilene Gomes com o pai do noivo Asclepíades Florêncio e Rosângela Rabelo Araújo com seu filho Lucas foi iniciada a cerimônia . A entrada da noiva com seu pai Pedro Everardo Lopes, convergiu as atenções de todos os convidados. O som dos clarins de Wesley e Wemerson (dos mais solicitados para casamentos elegantes) anunciou a entrada de Tamyres, linda, linda num elogiado modelo assinado por Iete David, distribuindo sorrisos e simpatia invulgares. Antecedendo a noiva, a daminha Fernanda e os pajens Vinícius e Pedro. No altar, Lucas, não continha a emoção ao receber sua futura esposa. O ato religioso foi oficiado pelo Padre Gladson que, com muita inteligência, sabedoria e humor, conseguiu prender a atenção de todos os convidados.  Chega o momento da benção das alianças conduzidas até o altar pela garota Daniela. A Ave Maria foi cantada nesse momento pela família da noiva (música de autoria da tia Zilda Heep). Lívia Gomes Lopes, irmã da Tamyres entrou com a imagem de Nossa Senhora. Sua beleza e elegância foi objeto de muitos comentários elogiosos. Destaque para o grupo musical de Cinara Dias, que proporcionou  um show de repertório musical bem selecionado por cantores e músicos da melhor qualidade.

 Tamyres adentrando ao templo pelo braço do seu pai, Pedro Everardo Lopes

A elegante mãe da noiva, Zilene Gomes com o pai do noivo Asclepíades Florêncio

 Rosângela Rabelo Araújo som seu filho Lucas Araújo Florêncio

 Lívia Gomes Lopes conduzindo a imagem de Nossa Senhora

 Noivos e seus pais, no altar da Catedral

 

A REQUINTADA RECEPÇÃO

O salão de festas do Buffet Duca & Nazareth Prates foi o escolhido para a grande confraternização. Cardápio variado, bebidas importadas, excelente atendimento e um fino jantar no final. A decoração de Romero Maciel, mais uma vez, recebeu rasgados elogios dos presentes pela beleza estética, combinação de cores e suntuosidade. A mesa de doces e bombons veio a seguir com destaque para a mesa de bem casados Schokolate(BH), feitos pela madrinha da noiva, Karina Heep. Expandindo alegria, Tamyres fez uma entrada triunfal ao salão sendo festejadíssima por amigos e familiares. Na pista de danças, dançou a tradicional valsa com Lucas e, para surpresa, preparou com amigas (Lívia (irmã), Mariana, Marielle, Bárbara, Isabelle, Aline e Lívia(amiga) um show coreográfico de dança ensaiado por  Simone Pereira dos Santos. Sorridente, o noivo assistia a tudo, enquanto a cada ritmo, deliro total e muitos  aplausos. Tamyres e Lucas seguiram em viagem de núpcias para o Resorte Porto Real e irão fixar residência na Cidade Maravilhosa, onde Lucas é alto funcionário da Petrobrás. Outro registro especial: a elegância das mães dos noivos Zilene e Rosângela. O cerimonial comandado por Poly Flávio (Palazzo Cerimonial) foi perfeito sob todos os sentidos.Um belo acontecimento que uniu famílias conhecidas da nossa região. Nota dez. (Fotos de Virginio Santos e filmagem do acontecimento de  Marco Suel e equipe).

O tradicional brinde de champanhe

 Tamyres e o show coreográfico com amigas sob os olhares surpresos do noivo Lucas

Tamyres e Lucas tendo como pano de fundo a bela decoração de Romero Maciel

 

SAULO LEONY PRODUTORA MUSICAL

Continua repercutindo positivamente, o recente lançamento da Saulo Leony Produtora Musical de Montes Claros, uma empresa liderada pelo competente e renomado musico Saulo Leony. Músicos do mais alto padrão se apresentaram com interpretações imponentes e de muito bom gosto, numa prova cabal do talento e profissionalismo do grupo.  As músicas foram arranjadas por Saulo, valorizando  ainda mais o grande espetáculo. Uma noite inesquecível, de alta musicalidade e talentos inquestionáveis. Em casamentos, a empresa oferece série de opções musicais personalizadas,  para coroar os sonhos dos noivos. Contatos: sauloleony@hotmail.com

O renomado e competente músico Saulo Leony fazendo maiúsculo sucesso com sua produtora musical-(Janderson Santos)

ENLACE DE LUDMILA E SANDERSON

O cheiro do campo, o verde em toda a decoração, elementos rústicos, tem como não curtir um lindo casamento campestre.  O tema campo anda norteando a decoração de casamento moderna em diversas cidades do Brasil, até mesmo em quem nunca esteve em uma área aberta como esta, mas adoraria sentir o clima de área verde. E se souber como fazer, equilibrando a decoração com as cores do campo, criar um ambiente lindo e mágico será apenas uma consequência. Este tipo de evento é todo focado na beleza do campo, em seus tons rústicos, no verde presente em paisagens e muitos elementos naturais. O mais bacana desta temática é ter um toque natural no espaço mesmo, como se você não fosse o intruso de tanta beleza no campo. A temática anda atraindo muito os casais modernos por ser diferente. Enquanto a maior parte dos noivos prefere algo super moderno, um casamento high tec, casar nos moldes antigos e presar pela natureza é algo realmente diferente. E pensando assim, a querida Corina Medeiros Abreu com seu talento reconhecido e decantado para a decoração e grande expert em culinária, projetou os mínimos detalhes do casamento de sua bela filha Ludmila Medeiros de Abreu com Sanderson Dionísio, proprietário da Continue´s – Empresa de Auditoria e Consultoria de gestão Empresarial. O sensacional resultado não poderia ser outro. Os noivos são filhos de Corina Medeiros e João Santos Abreu ( de saudosa memória) e do major Eralina Gangana e Coronel João Dionizio.

Ludmila e Sanderson selando com um beijo um grande amor(Ludmilla01)

DETALHES DA CERIMÔNIA

O belo sitio Paraíso (Galo Garden) foi cenário para uma cerimônia íntima reunindo familiares e amigos mais chegados. Ao ar livre, foi montado um ambiente propício à cerimônia que teve como oficiante o Pastor Fábio Santos que, com muita inteligência e sábias palavras, enfatizou a importância de uma nova chance para se procurar a felicidade, com mais experiência e decisões a dois, citando, inclusive, belos textos bíblicos próprios para o acontecimento.  Com fundo musical eletrônico, suave, Ludmilla, linda e elegante surgiu vestindo um vistoso modelo branco assinado pela estilistaVenina e um charmoso penteado by Mônica Mastucelli. A noiva, bastante emocionada, surgiu ao lado dos seus dois filhos João Pedro e Arthur (que também conduziu as alianças). Diante, do celebrante, e sob o olhar feliz de sua mãe, Corina, deixou cair algumas lágrimas, sentindo a presença do seu saudoso pai João Santos Abreu que, com certeza, estava presente em espírito naquele mágico momento. Finda a cerimônia, na área verde, os convidados ocuparam as diversas mesinhas decoradas com flores do campo, de grande efeito. Uma equipe de garçons servia bebidas finas intercaladas por salgados diversos e uma enorme mesa de frios recebeu elogios de todos pela variedade e sabor. Mais tarde, foi servido um almoço cujo cardápio constou de comidas típicas de sabor inigualável, preparadas carinhosamente pela mãe da noiva. Duas presenças simpáticas ao encontro: os sobrinhos do noivo, Natália e Felipe Dionízio. Os irmãos da noiva Juliana e João Abreu Filho foram de uma atenção à toda prova para com os convidados que formavam grupos em animados bate-papos. Um ambiente bem familiar, alegre e descontraído, marca registrada das recepções dos Medeiros-Abreu. Nota dez.

Sorridente, Ludmilla com os seus filhos João Pedro e Arthur

 Ludmilla e Sanderson sob o olhar emocionado de Corina Medeiros Abreu

 O cenário do casamento no Sítio Paraíso (Galo Garden)

 Ludmila e Sanderson e o pastor Fábio Santos

Ludmila e Sanderson após a cerimônia

 Ludmila com Sanderson e seus filhos João Pedro e Arthur)

 Ludmila com Juscemira Rocha-Adilson Salgado Araújo, Gabriela Medeiros, Marisa Brandão, Marcela Becattini e o titular desta página

Duas presenças elegantes ao encontro: Alcione Braga e Maria Lúcia Beccatini Miranda

Ludmila e Sanderson com o titular desta página

FERIADÕES EM DESTAQUE

A poucos dias do fim do ano, os brasileiros já podem começar a fazer seus planos: dos 13 feriados oficiais e nacionais de 2018 (incluindo pontos facultativos com ampla adesão), dez poderão ser prolongados, já que a maior parte das datas comemorativas cairá no final ou começo da semana. Quem conseguir folgar em todos os feriados oficiais e facultativos terá pelo menos 16 dias de descanso – sem contar com as datas comemorativas municipais e estaduais. Anotem: Confraternização Universal – 1° de janeiro (segunda-feira); Carnaval e Quarta-feira de Cinzas – 13 e 14 de fevereiro; Paixão de Cristo – 30 de março (sexta-feira); Tiradentes – 21 de abril (sábado); Dia do Trabalho -1° de maio (terça-feira); Corpus Christi- 31 de maio (quinta-feira); Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto (quarta-feira); Independência do Brasil – 7 de setembro (sexta-feira); Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro (sexta-feira); Finados – 2 de novembro (sexta-feira); Proclamação da República – 15 de novembro (quinta-feira); Nossa Senhora da Conceição – 8 de dezembro (sábado); Natal – 25 de dezembro (terça-feira).

LARA: MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A querida e inteligente Lara Maia Gabrich, professora da Faculdade de Direito Pitágoras foi aprovada em primeiro lugar no Mestrado de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Hélder Câmara, em Belo Horizonte, para alegria dos seus extremados pais Márcia Maia-Felipe Gabrich, seus familiares, alunos e muitos amigos. À estimada amiga, nosso abraço de parabéns por mais essa importante vitória em sua brilhante carreira profissional.

Lara Maia Gabrich (na foto com seu esposo Rodrigo Calado Freitas) aprovada em primeiro lugar no mestrado de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – (Divulgação)

 

NOTA DE PESAR: ROSÂNGELA ASSIS MARTINS

A morte é algo inevitável. Uma das certezas que possuímos na vida, é que todos nós partiremos um dia. Perder uma pessoa querida é muito difícil e não existe um modo de estar preparado para dizer adeus a quem amamos. A dor de perder um ente querido é singular. Toda pessoa tem o direito de chorar essa perda o quanto desejar, pois somente ela sabe a dor que passa em seu coração. Toda a sociedade montes-clarense sentiu profundamente a notícia do falecimento de Rosângela Assis Martins, figura de família tradicional da sociedade, mãe, esposa e avó exemplares, querida por todos e uma verdadeira amiga daqueles que com ela conviviam. Aos familiares os nossos sentimentos e a certeza de que com seu coração bondoso sempre disposto a ajudar a quem a procurava, neste momento, ela já está amparada pelos braços do Senhor.

Rosângela Assis Martins: uma grande perda

REFLEXÃO I

“Ao envelhecer e, nos tornarmos mais sábios, lentamente nos damos conta de que: um relógio de $ 300 marca a mesma hora que um relógio de $ 30. Uma carteira de $ 300 carrega o mesmo dinheiro que uma de $ 30. A solidão em uma casa de 30 metros quadrados ou uma de 300 é a mesma. Espero que um dia perceba que sua felicidade interna não vem das coisas materiais no mundo. Não importa se viaja em primeira classe ou na econômica, você morrerá se o avião cair. Espero que perceba que, quando se tem amigos e irmãos com quem falar, rir e cantar, isso é felicidade verdadeira”. (Papa Francisco)

REFLEXÃO II

 “Elogiar os tolos é um benefício para a sociedade! Um tolo, quando agradado, pode parar de fazer mal e começar a fazer bom trabalho. Neste sentido é sábio elogiar um tolo; isto ajuda a motivá-lo. Então, o seu elogio é cheio de sentido quando é direcionado a um tolo. Um homem sábio pela sua própria natureza continuará fazendo bom trabalho porque sua atitude não depende do elogio ou da culpa que alguém lhe atribui. Então, elogiar um homem sábio não serve a nenhum propósito porque seu elogio não terá impacto sobre ele. Existem três tipos de pessoas – o sábio, o desonesto e o imaturo. O homem sábio continua fazendo bom trabalho mesmo se ele é repreendido ou elogiado. Pessoas desonestas precisam ser elogiadas para levá-las a fazer bom trabalho. E de tempos em tempos, a pessoa imatura precisa ser igualmente elogiada e repreendida para que faça algo bom.” (Sabedoria de Sri Sri)

REFLEXÃO III

As decepções oriundas da INGRATIDÃO não servirão de molde a endurecer o coração e a fechá-lo à sensibilidade. Porquanto o homem de coração se sente sempre feliz pelo bem que faz. Saiba, pois, que os amigos ingratos que os abandonam não são dignos de sua amizade e que se enganou a respeito deles. Assim sendo, não há de se lamentar ou tê-los perdido. Mais tarde achará outros, que saberão compreendê-lo melhor. Lastimai os que usam para convosco de um procedimento que não tenhais merecido, pois bem triste se lhes apresentará o reverso da medalha. Não vos aflijais, porém, com isso: será o meio de vos colocardes acima deles.

ETIQUETA I

Nunca visite alguém se avisar antes. Se alguém chega em sua casa sem prévio aviso, é porque não se importa que você o receba vestindo a roupas que usa quando está sozinho. Uma dama britânica disse uma vez que, se chegam visitas inesperadas a sua casa, ela rapidamente pega o chapéu e o guarda-chuva. Caso a pessoa que acaba de chegar for do seu agrado, ela diz: “Ah, que bom, eu também acabei de chegar!” Mas se a visita é de alguém inoportuno, ela diz: “É uma pena que eu precise sair!”

ETIQUETA II

É estranho a noiva entrar sozinha na igreja? Não, não tem nada estranho nisso. Uma noiva independente pode fazê-lo perfeitamente. Um dos casos em que isso acontece, é quando a noiva perdeu o pai e não deseja substituí-lo naquele grande momento, mesmo tendo irmãos que poderiam entrar com ela.

ETIQUETA III

Celular na mão de bêbado é arma. Se estiver na balada, então, o caso piora. A soma de alguns goles de álcool com um celular por perto resulta em milhares de ligações telefônicas, feitas em plena madrugada para amigos próximos, casos amorosos e ex-namorados (as) – estes principalmente. Azar da pessoa que atende do outro lado, pois, além de ter que ouvir conversa sem pé nem cabeça, acaba sendo acordada em plena madrugada. Ninguém merece!

APRENDENDO I

FALSO PLURAL – “O Ministério Público pediu as prisões preventivas de políticos”, anunciou o telejornal. A frase arranhou os ouvidos Com razão. O plural sobra. O Ministério Público pediu a prisão preventiva de políticos. O mestre de cerimônias anunciou a presença do presidente, do governador e do prefeito. A universidade divulgou o nome dos aprovados no vestibular.

APRENDENDO II                 

Etc. tem ponto no final. Se coincidir com o ponto do fim da frase, devem-se usar os dois pontos? Não. Fiquemos com um ponto só: Comprei laranja, maçã, pêssego, abacaxi etc. (A vírgula antes do etc. é facultativa.) Você escolhe.

APRENDENDO III

O radialista Airton Medeiros entrevistava ao vivo na Rádio Nacional a presidente de uma associação de cegos. Dizia que ela era cega. Lá pelo meio do programa, recebeu um papelzinho com a recomendação de que a tratasse como “deficiente visual”. Antes de obedecer a ordem, perguntou se devia tratá-la de cega ou deficiente visual. Ela aproximou as mãos do rosto dele até tocar os óculos. Então disse: “Deficiente visual é você, que usa óculos. Eu sou cega!”

 Confraternização natalina das famílias Callais/Borém

Sanvya e Poly do Pallazzo Cerimonial, que brilhou mais uma vez em 2017

 Nataly Marques enfeitando a nossa página com charme e elegância

Naluh Jansen, inteligência, charme e carisma

FIGURAS & FATOS

FORMATURA EM MEDICINA

LUCAS LADEIA DAVID REIS, o inteligente filho de estilista Iete David e Carlos Alberto dos Reis, é mais um jovem de nossa sociedade formando em  medicina pelas Faculdades Unidas Pitágoras. A colação de grau acontecerá no próximo dia 5 de janeiro de 2018, no Espaço Vison. Gratos pelo convite.

 Lucas Ladeia David Reis com sua feliz mãe, Iete David, recebendo diploma em Medicina-(Divulgação)

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

“Branca de Neve e os Sete Anões”, o filme de Walt Disney, completa 80 anos e, pela primeira vez desde a estréia, em 1937, enfrenta uma saravaida de crítica à sua concepção – hoje considerada machista, degradante para a mulher e imprópria para menininhas que, no futuro, serão molestadas por tarados montados em cavalos brancos. Quem entende?

INDELICADEZA PARA COM A IMPRENSA

O ano termina e um fato que já se tornou corriqueiro em sessões solenes, sejam elas públicas ou particulares: a grosseira omissão da imprensa presente que divulga os principais lances dos eventos em questão. Muitos mestres-de-cerimônias e organizadores de eventos, ainda não se tocaram sobre a importância dos órgãos de imprensa que na maioria das vezes, realizam esses trabalhos graciosamente, sem cobrança dos espaços jornalísticos, apesar de sabermos perfeitamente da existência de alguns profissionais que agem de forma contrária, mas isso não vem ao caso. De leve.

CHICO MENDES

Há 29 anos, exatamente no dia 22 de dezembro de 1988, era assassinado em Xapuri (AC) o sindicalista Chico Mendes, um dos grandes nomes do movimento ambientalista brasileiro, aos 44 anos. Nosso registro especial. Lastimando, é claro!

RÉVEILLON FAVORITTO 2018

Outra aguardada festa de despedidas do ano será o Réveillon 2018 do Favoritto Jardins que promete reunir nomes de realce do nosso meio social. Tudo será montado em grande estilo, no Portal de Eventos, sob o eficiente comando de Leandro Oliveira.   As principais atrações: Buffet All Inclusive Premium ((illha de frios specialli, ilha italiana, ilha de carnes nobres, salgados volantes, finger food e café da manhã. De quebra, bebidas finas como whisky Jack Daniels e Red Label,  espumantes, cervejas e refrigerantes. Mais informações pelo telefone (38) 322-5353.

QUANDO UMA PESSOA FICA VELHA?

Segundo a geneticista Mayana Zatz, “hoje sabemos que, frequentemente, a idade cronológica não corresponde à idade biológica. Em minha opinião, uma pessoa fica velha quando perde a alegria de viver (“La joie de vivre”, em francês). Envelhecer é perder o interesse pela vida”. Já o médico americano Oliver Holmes (1809-1894), é uma resposta à pergunta: “As pessoas não param de brincar porque envelhecem; elas envelhecem porque param de brincar”. Sábias palavras, ao mesmo tempo que um alerta.

A DESPEDIDA DE KAKÁ

Kaká, 35, foi o último jogador que não se chama Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi a ser escolhido melhor do mundo. No último domingo, dia 17, ele anunciou a aposentadoria em entrevista ao “Esporte Espetacular”, da Globo. Kaká recebeu o prêmio em dezembro de 2007 para terminar um ano em que havia sido o astro do Milan (ITA), campeão da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial de Clubes. Ele foi também o último brasileiro eleito pela Fifa. Depois dele, Cristiano Ronaldo venceu cinco vezes. Messi foi escolhido outras cinco. Ele pretende estudar para se tornar dirigente. Já tem oferta do Milan. Seria o retorno do filho pródigo. Deixará saudades!

SÍNDROME DA MOSCA AZUL

A mosca azul não morde ninguém. Podemos ver na mosca azul as nossas próprias vaidades e, perdendo  noção de realidade, passamos a acreditar que somos donos dos cargos. Mas como floresce em um líder a síndrome da mosca azul? Alguns pontos são comuns: 1)- Afastar-se do coletivo e da convivência com o contraditório; 2)- Cercar-se de um grupo restrito que diz o que o líder quer ouvir e não o que ele precisa ouvir; 3)- Perder a noção de que a hora da partida marca muito mais do que o triunfo da chegada; 4)- Esquecer que todo poder é efêmero, como disse Rubens Ricúpero. No novo ano que se aproxima, precisamos desenvolver líderes que tenham mais consistência que aparência, mais fundamentos que argumentos e que, com humildade e desapego, não deixem florescer em si a mosca azul. De leve.

RÉVEILLON SABOR MINEIRO

Nossos amigos Pablo e Juliana Rios em estado de euforia total. Também pudera! Faltando mais de uma semana para as festas de passagem de ano, os convites e mesas para o réveillon do Sabor Mineiro que acontecerá no espaço de propriedade dos empresários (Pompéia Eventos-Ria Inhô Machado, 51-Santa Rita) estão totalmente esgotados e com uma fila enorme à espera de possíveis desistências. A noitada promete ser uma das mais animadas da cidade.

 Pablo e Juliana Rios comandam o réveillon do Sabor Mineiro

ENERGIA MAIS CARA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que os valores com subsídios ao setor elétrico custarão R$ 18,8 bilhões a mais nas contas de luz em 2018. De acordo com a decisão, tomada nesta semana, o valor será destinado à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e será repassado para o consumidor. Mais chumbo grosso para o já tão explorado consumidor!

22ª EDIÇÃO DA FESTA DA IMPRENSA

Wandinha Gonçalves e Aldeci Xavier brindaram a imprensa norte-mineira com mais um encontro dos mais prestigiados e animados no último final de semana, tendo como palco o Clube dos Fazendeiros. Profissionais da imprensa e familiares, parceiros e políticos se uniram em torno de uma saudável confraternização animada por música ao vivo de qualidade, cardápio farto intercalado por bebidas, sucos e refrigerantes e muita alegria espalhada pelo ar. Um detalhe elogiado: a presença de três grandes mulheres na lista de homenageadas. Foram elas: Rosângela Silveira, Wandinha Gonçalves e Selma Dias. Nossos cumprimentos aos promotores do tradicional evento e pela perfeita organização do mesmo. Nota dez.

O titular desta coluna com a deputada Raquel Muniz, na confraternização da imprensa norte-mineira-(Léo Queiroz)

MOC SHOPPING HOMENAGEIA A IMPRENSA

Sob a coordenação da nossa “assessora nota dez”, Ana Maria Barbosa, Fábio Naves, superintendente do Montes Claros Shopping recebeu a imprensa montes-clarense no requintado restaurante Octoo, para uma noite de confraternização. Ambiente dos mais descontraídos, bufê, bebidas e atendimento da mais alta qualidade, marcas registradas daquela casa e, de quebra, a simpatia e finesse do competente e querido superintendente Fábio Neves.

 INDECISÃO DA CORTE

Com a última sessão do ano realizada no último dia 19 deste mês de dezembro, o Supremo Tribunal Federal entrou em férias sem dar resposta para algumas das questões mais cruciais que enfrentou nos últimos meses. Deputados e senadores têm direito a foro privilegiado no STF? A Justiça pode afastar do mandato um parlamentar sob suspeita?

RAFAELLA: 17 ANOS

Rafaella Antunes Cachoeira, a bela filha dos nossos amigos Cinthya Antunes e Paulo Roberto Lopes Cachoeira esteve aniversariando na última quinta-feira, comemorando a passagem dos seus risonhos 17 anos na intimidade, com familiares.

A linda Rafaela Antunes Cachoeira comemorou 17 anos de vida

PERIGO NAS ESTRADAS

As festas de final de ano levam até as estradas esburacadas e mal cuidadas deste país milhares de carros com famílias para temporadas em ponto turísticos e/ou para visitar familiares que residem em outras plagas. Estradas lotadas e mais perigosas, ainda mais com a informação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que parte dos radares de velocidade está desligada em todo o território nacional. Minas, que tem a maior malha rodoviária do país, é um dos Estados atingidos pela suspensão do funcionamento de cerca de 900 equipamentos de fiscalização. Explicação: a interrupção do serviço ocorreu por restrição orçamentária. Perguntar, não ofende! E o dinheiro arrecadado com impostos multas e afins, para onde vai? E a vida do ser humano, não vale nada?

 AMSTERDAM APART HOTEL NO RÉVEILLON

VANILDA MIRANDA, uma das mais competentes profissionais da sociedade norte-mineira na arte de bem decorar, será responsável pela decoração do Réveillon do Amsterdam Apart Hotel, que também promete reunir nomes de realce do nosso meio social. Com Buffet completo, o convite custa R$ 250,00. Outra sensacional opção. Mais informações pelo telefone (38) 3215-3668.

GRANDE SERTÃO: VEREDAS

No Canal Viva, às 15h30, vem apresentando a reestréia da épica minissérie que Walter Avancini dirigiu em 1985, adaptada do romance de Guimarães Rosa. Tony Ramos faz o jagunço Riobaldo e Bruna Lombardi – spoiler! – interpreta Diadorim. Uma super dica desta coluna.

Ainda nos comentários da sociedade o recente lançamento do livro “Canto de Página” de autoria de Décio Gonçalves de Queiroz, uma das figuras de maior importância na imprensa norte-mineira. Clube dos Fazendeiros superlotado de amigos, parabenizando o autor que no alto dos seus bem vividos 87 anos escreveu sobre a história da nossa imprensa através dos tempos.

 Décio Gonçalves de Queiroz e familiares no lançamento do seu livro-(Foto Jailson)

CELULARES & MICRO-ORGANISMOS

O departamento de microbiologia da Universidade de Barcelona, Espanha, informa que o celular que você acabou de levar à boca ou à orelha pode conter 23 mil fungos e bactérias. Isso significa, dizem eles, 30 vezes o número de micro-organismos encontrados numa maçaneta de porta ou num botão de descarga do banheiro de botequim – não por acaso, sítios que também vivem em contato com o veículo mais comprometido do planeta: a mão humana. Aquela que nem você sabe onde põe. Entre os micro-organismos que infestam os celulares estão os Enterococcus, os Escherichia coli, os Bacillus mycoides, os Staphylococcus aureus, dentre outros. É claro que a mão não é a única culpada. Todos os lugares que os celulares frequentam, como tampas de mesas, pias de cozinha e até o bolso da sua calça, são um flamejante criadouro. Só há uma solução: lavar as mãos antes e depois de usar o aparelho. Olho vivo!

FORMATURA EM MEDICINA I

O querido casal Beth Mendonça e Tadeu Lages, enviando convite para as cerimônias de formatura do seu filho AUGUSTO VELOSO LAGES, em Medicina, pelas Faculdades Integradas Pitágoras. A colação de grau será no dia 5 de janeiro de 2018, às 19h, no Espaço Vison (Avenida Geraldo Athayde, 1334. Gratos.

 PREVIDÊNCIA SOCIAL

Recente declaração de Robson Braga de Andrade, empresário e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que merece replay: “A verdade é uma só: ou este governo faz a reforma da Previdência ou o próximo terá de fazê-la para o país não quebrar. A alternativa seria aumentar impostos, mas isso já está claro que a sociedade não aceita. Então, não há e não haverá escapatória: o Brasil precisa enfrentar o problema; quanto mais cedo e mais transparentemente, para as contas públicas e para a nossa democracia”.

CIDADÃO BENEMÉRITO

O bem sucedido empresário EDSON BIONDI, que há muitos anos fixou residência em nossa cidade atuando no comércio de instrumentos musicais, é o novo Cidadão Benemérito de Montes Claros. Uma reunião especial será realizada nesta quarta-feira, dia 13, às 19h30, para entrega do merecido título.

ENERGIA ELÉTRICA: TARIFA BRANCA

A tarifa branca é um registro tarifário que considera o horário do consumo e o dia da semana para definir do preço da energia. Atualmente, o consumidor paga o mesmo valor pela energia em qualquer horário do dia, seja manhã, tarde, noite e madrugada. Com a tarifa branca, a energia fica mais cara no momento em que a rede é mais demandada, entre 17h e 22h. Entre 18h e 21h, a energia ficará até cinco vezes mais cara. Das 17h às 18h e das 21h às 22h, a luz ficará três vezes mais cara. No restante das horas do dia, ela terá um preço mais baixo. Nos fins de semana e feriados, a energia terá o valor mais barato o dia todo. Quem conseguir concentrar o consumo de energia entre as 22h de um dia e às 17h do dia seguinte poderá economizar.

ELEIÇÕES EM 2018

Até o final de 2018, vão ocorrer oito eleições presidenciais em país da América Latina. Dois em cada três eleitores latino-americanos serão convocados a votar num presidente no Brasil, México, Colômbia, Venezuela (se Nicolás Maduro se dispuser a entregar o poder), Chile (que já realizou o primeiro turno), Paraguai, Honduras e Costa Rica. No Brasil, se a economia continuar a dar sinais de recuperação é possível que ela incentive a ascensão de um candidato de centro, mais alinhado com o mercado, como alternativa à polarização. Vamos aguardar os acontecimentos.

FORMATURA EM MEDICINA II

CECÍLIA REBELLO FARIA, a bela e inteligente filha de Maria Clara Ferrante Rebello e Ênio Pacífico Faria Júnior é uma das formandas em MEDICINA pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.  A colação de grau será no dia 5 de janeiro de 2018, no Espaço Vision.

ENGENHEIROS EM ALTA

A diplomacia esgotou seus recursos, e o mundo precisa de engenheiros para evitar a pobreza, a destruição da biodiversidade e a catástrofe climática. A afirmação é de Jeffrey Sachs, professor da Universidade Colúmbia, nos EUA, e líder do movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

LANÇAMENTO DE LIVRO II

Outra concorrida noite de autógrafos ocorreu no Elos Clube de Montes Claros, destacando o inteligente jornalista Alberto de Sena Batista com seu livro “Nos Pirineus da Alma”, num relato dos mais interessantes sobre as suas duas experiências do Caminho de Santiago de Compostela, na França e Espanha quando ele, e sua esposa Sílvia Batista percorreram 1.400 quilômetros, somando-se as duas caminhadas, em 40 dias de peregrinação pelas trilhas por onde o apóstolo Tiago Maior percorrera de trabalho de evangelização até a Catedral de Compostela, onde estão numa tumba os restos mortais dela. Figuras de importância do nosso meio cultural prestigiaram o acontecimento.

O inteligente Alberto Sena Batista e sua esposa Sílvia

LOJAS ENCALHADAS

Nunca se viram tantas lojas desocupadas em Montes Claros, como nas demais cidades de grande porte no país. Desde 2014, as margens de lucro em todos os negócios sofreram redução expressiva,  passando a ser comuns a renegociação do valor do aluguel e a flexibilização quanto às condições de compra. Entretanto, há casos de lojas que estão fechadas há anos diante do valor excessivo de cota de condomínio cobrada com base na fração ideal, fato que lhes acarreta desvalorização. A situação está “ruça”!

REPLAY

Na atual legislatura há quatro vezes mais deputados que levam “delegado” no nome de guerra do que “professor”. Dez anos atrás, não havia nenhum. Se o prestígio eleitoral das corporações políticas cresce, as da saúde caem. Há uma década, havia dez deputados com “Dr.” ou “Dra.” no nome. Há notícia de que dezenas de delegados da Polícia Federal se candidatarão em 2018. (Jornalista José Roberto Toledo)

FENÔMENOS ASTROFÍSICOS EM DEZEMBRO

Desde a antiguidade, estrelas, planetas e outros corpos celestes ajudam a humanidade a acumular conhecimento sobre a origem do universo e o seu funcionamento. Olhar para o céu continua sendo instigante e fonte de sabedoria, seja para estudá-lo, tirar belas fotos ou simplesmente curtir um momento contemplativo-filosófico diante da imensidão acima. Durante este mês de dezembro, por exemplo, entre os dias 13 e 14 acontecerá a chuva de meteoros. Serão cerca de 120 meteoros por hora durante toda a madrugada. Fiquem ligados para o belo espetáculo!

RECALL ELEITORAL

Na tradução literal, “recall” significa “chamar de volta”. No direito do consumidor, é um termo comumente utilizado pelos fornecedores ou fabricantes para comunicar o público ou chamar a atenção dele para a retirada do mercado de um produto ou de componentes defeituosos que apresentem risco à saúde ou a segurança do consumidor em geral. Como na Constituição não existe o recall eleitoral, a nós, cidadãos, só nos resta a opção de, a cada eleição, revogar o mandato do político ineficiente, não o reelegendo. Que tal começarmos por 2018?

VILLA GARDEN EVENTOS

Na cidade das festas (como vem sendo cognominada), modernos e bem estruturados salões de eventos pululam por todos os bairros elegantes da cidade. O mais novo empreendimento inaugurado recentemente num elegante coquetel sob a segura coordenação do cerimonial de Luciana Malveira, o Villa Garden Eventos recebeu rasgados elogios dos convidados especiais. O novo local situado na Rua Doutor Mário Veloso, 346 – Jardim São Luiz. Uma nova opção para quem gosta de realizar uma comemoração de alto nível em local nota dez. Confiram.

DENTISTAS E MÉDICOS NA BRIGA POR BOTOX

Após uma sequência de batalhas judiciais de médicos contra biomédicos e farmacêuticos, chegou a vez de uma briga com dentistas. A classe médica agora quer derrubar uma resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO), aprovada em setembro (resolução 176) que dentistas podem fazer uso da toxina botulínica, o botox, e de substâncias de preenchedores faciais para fins estéticos. Argumentos das partes:  Conselho Federal de Odontologia: “O dentista estuda cinco anos cabeça e face.  Quem é mais preparado para lidar com face? Só eles, cirurgiões sabem aplicar botox? Resposta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: “ O objetivo dos dentistas é financeiro, não existindo preocupação com a saúde do paciente”. O impasse promete vários capítulos.

FORMATURA EM DIREITO

JÚLIA LINHARES COSTA, filha dos nossos queridos amigos Sara Linhares -Cássio Costa é uma das belas e inteligentes formandas 2017 em Direito pela Unimontes. A sessão solene de colação de grau será no próximo dia 5 de dezembro, no Espaço OAB Eventos.

 Júlia Linhares Costa, a bela e inteligente formanda 2017 em Direito pela Unimontes-(Divulgação)

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) editou súmula consolidando o entendimento de que avós não podem ser acionados pelos netos para receber pensão alimentícia sem antes esgotarem todos os esforços para que o sustento seja arcado pelos pais. Justo!

VGX É OURO NO XVII PRÊMIO ABT

A VGX CONTACT CENTER conquistou o ouro no XVII Prêmio ABT, realizado na semana que passou em São Paulo. Vencedora em cinco categorias, a empresa de Call Center e telemarketing do norte de Minas levou a estatueta máxima na categoria INOVAÇÃO em produtos e processos, com o case VGX Fábrica de Talentos. A bem sucedida empresa de propriedade do empresário Victor Felipe Oliveira, ainda ficou com mais cinco troféus em diversas categorias. Sucesso total!

ACORDO NA CONTA DE ÁGUA

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 13° Promotoria de Justiça de Montes Claros e da regional do Procon-MG no Norte de Minas, e a Copasa fecharam acordo que prevê descontos mensais de R$ 320 mil, nos próximos 25 meses, nas contas de milhares de consumidores da cidade, beneficiários da tarifa social. Também ficou acertada a construção da sede própria do Procon-MG no Norte de Minas.

NATURE FARM:25 ANOS

A Nature Farm comemorando seus 25 anos de bons serviços prestados à população norte-mineira, promoveu no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde a importante palestra “Nutrição Eficiente e Epigenética” com o renomado LUCIANO BRUNO, mestre e doutor em alimentos e nutrição pela Unicamp, pós-doutor em Ciência de Alimentação pela Cornell University (NY) e professor de Nutrição Clínica, Fitoterapia e Nutrição Esportiva.

ACI: GALERIA DE EX-PRESIDENTES

Registramos e agradecemos o convite que nos foi enviado pelo presidente da ACI, Newton Figueiredo, para a inauguração da fotografia de Edilson Carlos Torquato, na galeria de ex-presidentes da entidade, nesta quinta-feira, dia 30 deste mês de novembro, a partir das 19h30.

 Edilson Carlos Torquato teve o seu retrato inaugurado na galeria de ex-presidentes da ACI

CORPO E MENTE (HOT IOGA)

A temperatura do ambiente é de 40°C graus e a umidade do ar é de 40%. Durante uma série de 26 posturas e dois exercícios respiratórios, os alunos podem perder mais de 500 calorias durante 90 minutos de duração da aula. Essa é a hot ioga (ioga quente), nascida nos anos 70 na Índia, com Bikram Choudhury, um indiano que teve uma lesão no joelho e que, segundo os médicos, não poderia mais caminhar. Ele procurou Bishnu Gosh, irmão do famoso iogue Paramahansa Yogananda que criou uma sequência de exercícios para ele praticar. Em seis meses, Bikram estava curado. No Brasil, a modalidade está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e, agora, em Belo Horizonte. Se já chegou à nossa cidade, desconhecemos.

TRÂNSITO: DIREÇÃO PERIGOSA

Periodicamente, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) realiza uma pesquisa sobre a qualidade das rodovias do país. A última acaba de ser divulgada, mostrando que as condições de tráfego pioraram neste ano em relação ao ano passado. Transitar por nossas rodovias sempre foi uma temeridade. As razões são diversas, como a imprudência de motoristas que abusam da velocidade e fazem ultrapassagens em locais proibidos. Mas o mau estado das rodovias também torna a direção perigosa. Com a estação chuvosa, a situação fica ainda mais dramática. Todo cuidado será pouco!

TERMINANDO

 “O Brasil não precisa de heróis e vilões no enredo eleitoral de 2018; precisa de visões, de idéias”. (Nizan Guanaes)

Naide Almeida Cerimonial, em pose especial para esta página

 Wilma Oliveira, um dos grandes destaques em decoração de festas em nossa sociedade(wilmaoliveira)

A inspirada e querida artista plástica, Conceição Melo

Diana Cotrin Alvarenga numa bela produção rumo a um grande acontecimento social em BH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *