09/11/2017

38 ANOS DE JORNALISMO

Estivemos completando 38 anos de jornalismo mo último dia 20 de outubro! Jornalismo em toda a acepção e dimensão da palavra, com total isenção e dedicação às informações reais, aos fatos verídicos, ressaltando, sempre, o que ou aqueles que são dignos de nota, merecem destaque, merecem registro, passando à história sem falsos méritos ou sensacionalismo!… De modo especial, com profundo respeito aos valores essenciais da existência e não à mera aparência! Ou seja, ao lado do bem, sempre, aplaudindo as conquistas e o sucesso alcançados a partir do caráter ilibado, da dignidade, seriedade, honestidade e honradez, através do estudo, da aprendizagem diária e atividade lícita!…

Aproveitamos para agradecer, sensibilizados, o prestigio da sociedade montes-clarense e norte-mineira, lembrando, mais uma vez, que o saudoso e grande Historiador e Escritor Haroldo Lívio de Oliveira, nos batizou de “O Embaixador do Norte de Minas”, porque sempre incluímos toda a região em nossas áreas de interesse prioritário!…

Destacamos a nossa luta diária, no setor educacional ou na imprensa, em prol da cidade que nos acolheu a nós e à nossa grande família, oriunda da vizinha Pirapora, como filhos da terra, entre as mais hospitaleiras que existem!! O nosso eterno preito de gratidão à população montes-clarense, onde construímos, ao longo dos anos, grandes e sinceras amizades, em todas as áreas de atuação, o que muito nos alegra o coração! São tantos os amigos que, se temos alguns poucos inimigos, eles acabam por se tornar invisíveis, ao menos aos nossos olhos, por sinal bastante atentos! Como nos disse uma amiga muito querida: você tem tanto “Nome, Trabalho e História” na cidade e em toda a região norte-mineira, assim como além dela, que, certamente, tem milhares de amigos, mas alguns poucos inimigos, porque a inveja, lamentavelmente, existe e, por mais que combatida, jamais é vencida!

Assim, persistimos no acerto, na conduta correta, na tarefa diária, muitas vezes indo noite adentro, colocando a ética e a fiel informação em primeiríssimo lugar, porque, para nós, o que importa é fazer e SER !!!

Obrigado a todos os nossos leitores pelo carinho de sempre, pelas belas e boas palavras recebidas rotineiramente e por acompanharem com tamanho interesse e atenção a nossa coluna, impressa e virtual. Colocamo-nos, assim, sempre à inteira disposição de todos, com os nossos espaços jornalísticos abertos aos mais diversos interesses e eventos festivos, como enlaces matrimoniais, aniversários natalícios!…

Obrigado, mais uma vez, e contem sempre conosco, em todas as ocasiões e acontecimentos, porque o nosso maior dever é servir!…rdial e carinhosamente,

20.10.2017

ENLACE PAUL RENATA: GRANDE ACONTECIMENTO DA TEMPORADA

As celebrações de enlaces em nossa sociedade têm primado pelo bom gosto, criatividade e riqueza de detalhes. A começar pelas suntuosas decorações entregues aos mais gabaritados profissionais do ramo, bufês de cardápio internacional, cerimonialistas competentes e convidados que continuam dando um show de bem vestir valorizando ainda mais os eventos no gênero. E muito mais que isso aconteceu no casamento do jovem empresário Paul Miranda com a bela Renata Fernandes, filhos de Ione de Cássia Almeida-Iure Fernandes Barbosa e de Maria Ignez-Jair de Sá Miranda, cujos detalhes relataremos a seguir.

Renata e Paul em pose especial para esta coluna

CERIMÔNIA RELIGIOSA NA ROSA MÍSTICA

Tudo começou no ato religioso na Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística, que teve seus bancos todos tomados pelas mais destacadas figuras da nossa sociedade. O templo, decorado magistralmente pelo jovem e talentoso decorador André Ruas – que vem se destacando sobremaneira no ramo -, recebeu rasgados elogios de todos os presentes pela leveza, combinação de cores e a complementação com enormes lustres de cristais no teto. O carismático Padre Fernando, em belas palavras, enfatizou o real significado do amor. Nos intervalos, o Coral de Lucinha Macedo fazia ecoar lindas canções. O cortejo obedeceu ao tradicional: padrinhos, pais dos noivos, damas Luiza Valentina e Lara (usando modelos de grife espanhola rosa clá by Andréia Marques) e pajens (João e Antônio) e, para complementar a bela cerimônia, a entrada triunfal e emocionante de andor com imagem de Nossa Senhora de Fátima, conduzida por Jair e Pávilo Miranda o genro Jarbas e o neto Victor Hugo, delirantemente aplaudida pelos presentes. Finalizando, a entrada das simpáticas e jovens avó e bisavó da noiva, Dalva e Geralda.

 Paul com seus pais Ignez e Jair Sá Miranda

 Renata sendo conduzida até o altar pelos seus pais Cássia Almeida-Iure Fernandes Barbosa

O SUNTUOSO VESTIDO DA NOIVA

Renata Almeida Fernandes usou um modelo de renda israelense off White sobreposto a uma seda nude, corte sereia, montado e bordado a mão com mais de 7 mil cristais swarovsky, confeccionado sob medida e assinado por Andréia Marques. Um luxo!

 Renata Fernandes usando o modelo exclusivo de Andréia Marques (Kátia Noivas)

A FINA RECEPÇÃO NO CLUBE DA RURAL

TERMINANDA A CERIMÔNIA religiosa, outro grande espetáculo aguardava pelos convidados no novo salão de festas da Rural que foi completamente transformado pelas hábeis mãos de André Ruas, transformando-o em ambiente principesco e jamais visto em festas na cidade. Usando lírios, lisiantus e orquídeas, peças belíssimas e muitos lustres de cristais pelo rebaixado teto. Destaque para a mesa de doces e bombons de uma variedade enorme e beleza sem par…/ A ENTRADA DOS NOIVOS foi festejada alegremente pelos inúmeros amigos. Eles, sempre solícitos e simpáticos. A partir daí, a festa tomou um ritmo de animação e confraternização. Na pista, desfilaram o DJ Alisson, Trio de violinos e sax, Banda Avalon e o famoso rap MC Sapão que incendiou o salão superlotado. Um detalhe: Paul e Renata optaram pela descontração e, poucas vezes presenciamos noivos tão felizes e animados, aproveitando da sua festa com muito charme e suingue…/ O BUFÊ DE LILIA BUFETT foi outro ponto alto da comemoração. Com equipe de garçons atentos e atenciosos para que nada faltasse aos convidados, o uísque Chivas 12 anos e Chandon circularam abundantemente por todas as mesas. Finos salgados, farta mesa de frios e, para culminar, delicioso jantar.  Cardápio internacional. Nota dez…/ A BELEZA E ELEGÂNCIA das mães dos noivos Ignez e Ione foi tópico de comentários elogiosos…/ RENATA E PAUL seguiram em lua de mel para o Cabo San Lucas no México…/ OUTRO DESTAQUE: o cerimonial de Luciana Malveira e sua equipe, mais uma vez, dando provas cabais da sua competência e eficiência…/ AS FOTOS QUE ILUSTRAM esta página foram gentilmente cedidas e assinadas por LUCAS VIGIANNI, um dos experts da fotografia em nossa cidade.

 Renata e Paul posando ao lado do artístico bolo

Detalhe da suntuosa decoração de André Ruas

O brinde de champanhe

Um beijo para selar um grande amor

 

CONFRATERNIZAÇÃO SANCOOP

O Sancoop marcou mais um tento com a realização da sua confraternização anual, no Portal Eventos. Salões lotados, alegria do início ao fim e confraternização jamais vista em festas do gênero realizadas na cidade. Aliás, confraternizar era a real finalidade da entidade que reúne profissionais da área de saúde em nossa cidade. A contratação do Grupo Sambô para animar a festa foi de uma felicidade a toda prova. Além do repertório bem escolhido (nacional e internacional em ritmo de samba), vozes afinadas e instrumentistas tarimbadíssimos. Resultado: a alegria tomou conta da pista até a manhã de domingo e poucos presentes permaneceram assentados em suas cadeiras, envolvidos pelo grande desempenho do grupo, cantando e dançando todo o tempo. O bufê Favoritto (Leandro Oliveira) foi bastante elogiado por todos não só pelo sabor e variedade, como também pelo bom atendimento. De parabéns toda a diretoria do Sancoop pela agradável e inesquecível noite. Nota mil.

 O Grupo Sambô: a grande atração da confraternização do Sancoop-(Divulgação)

OS QUINZE ANOS DE ALESSANDRA

Alessandra Freitas, a bela filha dos empresários Franciane Santos e Sandro Freitas comemorou com uma bela e requintada festa a passagem dos seus risonhos quinze anos. Tudo aconteceu no Espaço de Eventos Peres que recebeu uma bela e criativa decoração assinada por Rondinelly e Júnior, que encantou a todos os presentes. No hall de entrada, um casal de época recepcionava todos os convidados. Linda, linda, a jovem debutante deu entrada ao salão sob aplausos de todos, se dirigindo até a pista de danças de microlâmpadas onde seus pais a esperavam para o início da tradicional valsa. Trajando um belo modelo assinado por Iete David ela, tomada por muita emoção dançou com seu pai Sandro Freitas. A festa teve continuidade e, em determinado momento, surge Alessandra com traje mais jovem e despojado, acompanhada por dois bailarinos e deu um show para delírio de todos os seus amigos. A festa, das mais animadas, teve o tradicional parabéns pra você em frente de artístico bolo e o brinde de champanhe. Para animar a pista, os DJs Serginho Pedro e Paulo Ribeiro e a Banda Falcão Bravana. As mesas de doces e bombons chamavam a atenção, não só pela beleza estética, como também pela variedade e delícia dos mesmos. O bufê foi comandado por Leandro Pinheiro, que vem se destacando sobremaneira pela qualidade e bom atendimento. Uma equipe de garçons circulou durante todo o tempo servindo bebidas importadas, intercaladas pó finos salgados para culminar com requintado jantar. Um destaque para a elegância da mãe da aniversariante, Franciane Santos, num belo longo prata. Um destaque para a assessoria e cerimonial de Jefferson Henrique que brilhou intensamente.  As fotos são de autoria de Mustache Fotografia e do autor desta página.Uma noite de princesa que continua sendo comentário em sociedade. Nota dez.

 Alessandra Freitas em pose especial para esta página-(Mustache Fotografias)

 Alessandra Freitas na pista de microlâmpadas-(Mustache Fotografias)

Alessandra em pose especial na mesa de bolo e bombons-(Mustache Fotografias)

Alessandra se preparando para sua grande noite de sonhos-(Mustache Fotografias)

O momento da valsa com seu pai, Sandro Freitas-(M.M.)

A elegante mãe da debutante, Franciane Freitas com o titular desta página

 Casal de época que recepcionou a aniversariante (M.M.)

 Alessandra em sua sensacional performance com dois bailarinos-(M.M.)

ELEGANTE ENLACE DE FLÁVIA E AYRTHON

A temporada de belos e requintados enlaces teve continuidade com a celebração da união de Flávia Veloso Rebello Byrro com Ayrthon Neves Valadares Santana (da sociedade de Arinos-MG). A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida recebeu uma suntuosa decoração assinada por Vanilda Miranda que provocou comentários dos mais elogiosos de todos os presentes. Realmente, um luxo! Nas cores brancas e verdes, pedestais de folhagens nos arranjos de rosas avalanche, lisianthus e boca de leão. Árvores francesas decoradas com buquês de copos de leite iluminadas e, no portão de entrada do templo, um arco de flores todo em astromélias e gypsofila. O cortejo foi iniciado pelos pajens Davi Valadares, Lucas Rebello de Melo e David Penido, que antecederam o noivo. As damas Ana Luiza Rebello, Carolina Valadares, Lisa Rebello Oliveira e Ester Penido Rebello vestiam modelo assinado por Iete David, que também assinou o belo vestido da noiva. A música foi comandada por Carmerindo Miranda, com destaque para as maviosas vozes de Simone Santana e Roberto Mont´Sá. O celebrante, o querido e inteligente Padre Wagner. Flávia, bastante feliz e sorridente, deu entrada pelo braço do seu pai, Flávio Rezende Byrro.

Flávia Velloso Rebello Byrro, uma bela noiva

Flávia chegando ao templo da Catedral Metropolitana

 Flávia e Ayrthon deixando a igreja após o ato religioso

Aspecto da suntuosa decoração de Vanilda Miranda

 Os noivos e seus pais no altar

Flávia com seus irmãos Marcella e Rodrigo Rebello Byrro e Ayrthon

 

A RECEPÇÃO NA CHÁCARA BUGARIN

Terminado o ato religioso, familiares dos noivos e convidados especiais seguiram para a bela e aprazível Chácara Bugarin, onde uma requintada recepção os esperava,  comandada por Jussara Pádua, responsável pelo delicioso e variado bufê e pela bela decoração do ambiente. Uma eficiente equipe de garçons serviu finos salgados complementados por bebidas importadas, para culminar com um delicioso  jantar. Como sobremesas, farta mesa de doces e bombons. A entrada dos noivos foi recepcionada com muita alegria e aplausos dos inúmeros amigos e familiares. Como manda a tradição, a valsa dos noivos, padrinhos e familiares, o brinde de champanhe e o corte simbólico do bolo,  seguidos de muitos abraços e total confraternização. Duas bandas deram o tom de animação na pista, inclusive com um mini trio elétrico onde os noivos se divertiam e acenavam para os presentes. A mãe da noiva Júnia Velloso Rebello, bastante elegante, recebeu a todos com muita categoria e finesse. Os simpáticos país dos noivos Lúcia Neves e Ayrthon Valadares, também recebiam os cumprimentos dos convidados. Madeleine Veloso e Fábio Rebello, avós da noiva,  foram presenças das mais cumprimentadas. Um acontecimento que marcou o calendário social da nossa sociedade. Nota dez. As fotos que ilustram esta página foram assinadas por GUI SOARES.

 A chegada de Flávia e Ayrthon no Buffett Bugarin

 Flávia e Ayrthon em pose especial para esta coluna

 

ENLACE DE CAROLINA SAMPAIO ATHAYDE E JOÃO ANTUNES CAMPOS

Um dos acontecimentos sociais mais aguardados pela sociedade montes-clarense aconteceu no sábado, dia 4 deste mês de novembro. Carolina Sampaio Athayde, filha de Carla Sampaio-Sérgio Rebello Athayde subiram ao altar da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida (decorada por Rondinelly) para receber como esposo João Antunes Campos, da sociedade belorizontina e filho de Edite Ferreira-Hilton Antunes Campos. A noiva usou um modelo vindo diretamente de Paris. Após a cerimônia, requintada recepção no Portal de Eventos, com bufê do Favoritto sob a segura coordenação de Leandro Oliveira e decoração assinada por Romero Maciel. Uma famosa banda belorizontina animou a pista. Foi este, um encontro dos nomes de maior evidência do nosso meio social. Mais detalhes na próxima.

Carolina Sampaio Rebello com seu pai Sérgio Rebello Athayde-(MM)

 

O PERIGO QUE RONDA AS NOSSAS ESTRADAS

As colisões frontais de carros e carretas nas rodovias que cortam a região continuam acontecendo com grande frequência, numa prova cabal de que a irresponsabilidade e a falta de discernimento dos motoristas continuam contribuindo para os trágicos indicadores: preciosas vidas ceifadas, mutilações e famílias sofrendo com a dor da perda. Levando também em consideração o estado precário das estradas que também têm enorme parcela de culpa nas estatísticas. Nunca vimos tanto descaso! Até quando? Só Deus sabe!

VASO DE MURANO

O murano (uma ilha de Veneza – Itália, famosa pela produção artística vidreira, reconhecido mundialmente) tem um valor tão singular que dispensa qualquer complemento. A última coisa que se pensa é em colocar uma flor em um vaso de murano ou se um lustre vai iluminar bem. Eles estão ali para serem vistos, independentemente de sua função primária. Como certas figuras da nossa sociedade que possuem luz própria e brilho intenso, embora pessoas maldosas teimam em manchar, denegrir ou desvalorizar as suas imagens com insinuações maldosas. Em vão, é claro! De leve.

REFLEXÃO I

A VIAGEM DA VIDA

“Se não puder ser o maquinista, seja o passageiro mais divertido. Procure um lugar próximo à janela; desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com prazer de quem realiza a primeira viagem. Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir. Procure curtir a viagem da vida observando cada arbusto, cada riacho, beiras de estrada e tons mutantes da paisagem. Desdobra o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada e fique atento ao apito da partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou, não hesite. Desembarque nela os seus sonhos. Que a viagem pela vida seja de primeira classe: em equilíbrio, em sabedoria, em aprendizado e, sobretudo, em amor!”

ETIQUETA I

Adote o verde da empatia. Empatia é saber se colocar no lugar do outro, ver o mundo com a ótica do outro e senti-lo como ele o sente. Ela fará com que você cuide melhor das suas reações, pensando nos efeitos que elas causam em seu semelhante. Antes de escolher qualquer atitude, fazer uma crítica ou comentário pense na maneira com que eles serão percebidos pelas outras pessoas. Elimine a impulsividade, o orgulho, a vaidade e o egoísmo. Pare de olhar só para o seu próprio umbigo e passe a reparar mais nas necessidades do outro

APRENDENDO I

“Por que câncer se chama câncer? O Brasil se veste de rosa. Pelo país afora, o colorido se repete, palácios e monumentos ganham a cor que já foi exclusivamente feminina. A razão é nobre. Este mês é dedicado à luta das mulheres contra o câncer de mama. A campanha é pra lá de bem-vinda. Por ano, nada menos de 60 mil pessoas descobrem a doença. Pior: as vítimas são cada vez mais jovens. De carona com os alertas, uma curiosidade vem à tona. Por que câncer se chama câncer? Câncer chegou ao português via latim (cancer). Mas a palavra tem outra origem. O vocábulo nasceu grego. Na língua de Aristóteles e Platão, era karkinos. A trissílaba quer dizer caranguejo. O que a doença tem a ver com o crustáceo? A aparência: o desenho das veias da região afetada pela doença lembra … caranguejo.” (Fonte: Blog da Dad)

Beth Mendonça e Tadeu Lages, casal de destaque em sociedade-(Divulgação)

Vitória e Isabella, as lindas filhas dos amigos Vanusa Magalhães e Davidson Freitas

 A jovem odontóloga Ana Vitória Gonzaga faz sucesso em Itaúna com a franquia da Sorrisus-(Divulgação)

 O jovem e competente cardiologista Rodrigo Mendonça Alves com sua bela esposa Daniella

 

FIGURAS & FATOS

MARKETING INVASIVO

Cresce o número de consumidores que relatam práticas abusivas de telemarketing. Eles se queixam de ser bombardeados pelo telefone fixo ou pelo celular. Alguns telefonam ao menos três ou quatro vezes por dia, com ofertas de serviço que já foi recusado. Planos de telefonia e assinaturas de revistas são os campeões. Saibam seus direitos e como proteger dados pessoais disputados no mercado negro.

FALTAM LÂMPADAS NA CIDADE

O Natal já está batendo às nossas portas. Para entusiasmar com a data magna da cristandade, falta incentivo de uma campanha para que as nossas casas sejam iluminadas (apesar das altas taxas de energia de Dona Cemig) e que o sistema de iluminação de ruas seja mais eficiente. Muitos moradores, principalmente de bairros, queixam constantemente da falta de lâmpadas nos postes de suas ruas. Além da escuridão que enfeia a cidade, o risco de assaltos. Vamos pensar numa cidade que leva o nome de Montes Claros e que, de algum tempo para cá, vem ficando casa vez mais escura e triste. De leve.

ENLACE TAMYRES E LUCAS

Mais um jovem par subindo ao altar no próximo mês de novembro. Desta feita, TAMYRES e LUCAS, filhos de Zilene Gomes – Pedro Everardo Lopes e de Rosângela Rabelo Araújo- Asclepíades Florêncio. O ato religioso será oficiado na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, seguido de fina recepção no Buffett Duca & Nazareth. Tamyres, uma das senhoritas mais belas do nosso meio social, já representou Montes Claros no concurso de Miss Minas Gerais .Gratos pelo convite.

Tamyres Gomes e Lucas Rabelo Araújo Florêncio: enlace em novembro-(Divulgação)

LANCAMENTO DE LIVRO

Sucesso o lançamento do livro “Dor no Corpo e na Alma” de Cláudia Alvim Santos, no último dia 31 do mês de outubro, no Favoritto Jardins. Em cada um dos sete capítulos, Cláudia consegue passar aos leitores em linguagem clara e em tom dramático, o que é viver como artrítica, temida doença que não é só física, mas que faz limite no corpo e na alma, provocando dores horríveis, deformidades físicas, limitações funcionais e transtornos emocionais. É possível perceber na história que apesar de tanto sofrimento e frustrações, a autora não aceitou resignada sua condição de portadora de artrite reumatóide, não se entregando à dor, pela perda da saúde, nunca perdeu a fé. Mantendo-se sempre positiva de cabeça erguida e sorrindo, não se transformando em vítima, nem em uma coitadinha. Uma pessoa guerreira merecedora de respeito e de ser feliz.

Cláudia Alvim Santos, autografando o seu livro-(Jailson Alencar)

CERIMONIALISTAS EM DESTAQUE

Nossa cidade tem uma equipe de cerimonialistas que em nada fica a dever aos principais grupos existentes na capital mineira. Sempre freqüentando cursos de atualização, o grupo tem transformado as nossas festas e recepções em locais agradáveis, sempre atento aos mínimos detalhes e fazendo com que os anfitriões possam divertir sem preocupações. Dentre os atuantes no ramo, citamos Palazzo Cerimonial, Luciana Malveira, Naide Almeida Cerimonial e o poder jovem começando a destacar como no caso do jovem Jefferson Henrique (Enlace Cerimonial). A presença de um bom cerimonial é imprescindível para grande parte do sucesso de uma promoção. Vale o registro.

Luciana Malveira uma das grandes cerimonialistas da sociedade-(Divulgação)

LANÇADA A CASA DE NOEL

O arquiteto e urbanista André Thiago Ramos, juntamente com o pároco da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, Valdomiro Soares Machado (Frei Valdo), Dirceu Pìmenta – diretor comercial em parceria com o Montes Claros Shopping Center lançaram com grande sucesso a Casa de Noel.  A Casa do Noel traz a proposta de salvar vidas dos dependentes químicos da Fazenda da Solidariedade São Francisco de Assis, com doações dos visitantes, num resgate dos natais que tanto encantam as famílias.

JANTAR DANÇANTE

O Rotary Club de Montes Claros SUL em estreita parceria com o Rotary Oeste promoveram no último dia 3 de novembro, no Automóvel Clube de Montes Claros, o JANTAR/SHOW/DANÇANTE com apresentação do sensacional artista montes-clarense EMERSON CARDOSO. Toda a renda do evento será revertida para os projetos em andamento dos clubes envolvidos. Sucesso maiúsculo!

Emerson Cardoso: um grande show!

 

MENSALIDADES ESCOLARES

As mensalidades escolares vão subir menos neste ano, mas os pais não vão escapar do reajuste, que deve ficar entre 4% e 8% em Minas Gerais. “Essa é uma estimativa, mas não deve ser muito diferente disso”, antecipa o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), Emiro Barbini. O índice é apenas um parâmetro – cada escola tem liberdade para corrigir os preços de acordo com seus gastos.

FILHOS DE CRIANÇAS

A cada 20 minutos, nasce uma criança de outra criança – mãe com idade entre 10 e 14 anos – no Brasil. O fato reflete um problema de saúde pública no país – a gravidez não planejada de adolescente, questão que vem preocupando todo o mundo, mas que no Brasil vem se agravando. Além disso, pesquisas mostram ainda que metade das gestações não planejadas acabam em abortos, e os casos de óbitos não são raros. Outros problemas comuns associados à gravidez precoce são anemia, infecções pelo HIV e outras DSTs, hemorragia pós-parto e transtornos mentais, como a depressão. Pobres adolescentes!

MUNDO VIRTUAL EM FOCO

O repórter do Jornal O Norte de Minas, Carlos Castro, vem alcançando grande sucesso com a sua página semanal ( quintas-feiras), “Redação Tech”, que oferece ao leitor o que há de mais atual no mundo virtual. Grande conhecedor do assunto, o jovem e inteligente é outro destaque da equipe do seu O Norte. Vale o registro.

Carlos Castro, jovem e inteligente jornalista

MORO: PRESTÍGIO EM ALTA

O juiz federal Sérgio Moro foi homenageado pela Universidade Notre Dame, com a mesma honraria recebida por madre Tereza de Calcutá. Segundo a instituição americana, o Prêmio Notre Dame é “entregue periodicamente para homens e mulheres cuja vida e obra demonstram dedicação exemplar aos ideais que a universidade preza, desde 1992”. A instituição definiu Moro como “alguém comprometido em nada mais que a preservação da integridade de sua nação através de sua aplicação firme e imparcial da lei”. Vale o registro.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Cerca de 32 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil. Enquanto milhares esperam, 43% das famílias dos potenciais doadores não autorizam a retirada dos órgãos. A maior demanda em Minas, segundo MG Transplante, é pelo transplante de rim, que tem 2.300 pessoas aguardando o órgão. Mais as filas que mais cresceram foram a de córnea e a de medula. O número de pessoas à espera de um fígado permanece o mesmo do ano passado: 47.

ENLACE RENATA & DIOGO

Mais um jovem par de nossa sociedade  subindo altar no próximo mês de novembro. Desta feita, Renata Fonseca Ruas, filha de Cláudia Fonseca-Norberto Augusto dos Reis Ruas com Diogo Tomaz Miranda Maldeira, filho de Iracema Tomaz- Ronaldo Rafael Miranda Maldeira. A cerimônia religiosa será oficiada no próximo dia 9 daquele mês, na Igreja Santa Clara, no Morada do Sol.

“ROBAUTO” NA MIRA

A “Lei do Desmanche”, já em vigor há muito tempo, carece de uma fiscalização maior. A partir de agora, o mercado clandestino de peças de carro, cognominada de “Robauto”, pelo visto, merecerá dos órgãos responsáveis uma maior fiscalização do Detran em todo o país. Em vários estados aonde a lei vem sendo rigorosamente aplicada, já reduziu em 30% o furto de veículos. Trocando em miúdos: a lei quando devidamente cumprida,  sempre obtém resultados positivos. É só querer!

E O DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO?

Notícia nada agradável nesta semana do secretário de Fazenda de Minas Gerais, José Afonso Bicalho para os servidores públicos. O governo do Estado ainda não tem recursos para pagar o Décimo Terceiro Salário dos servidores públicos. O secretário declarou ainda não saber de onde virá o recurso. Os funcionários estão cansados de saber: acabando  as mordomias e tudo se resolve! De leve.

INVERSÃO DE VALORES

Em toda sociedade, sem exceção, a praga da inversão de valores atinge as raias do insuportável. E Montes Claros não foge à regra. Pessoas sem qualquer referência ou identidade histórica são valorizadas em detrimento de outras, ao contrário, plenas de qualidades e de serviços prestados à comunidade em que vivem. Quando a máscara cai, a reparação de erros se tona difícil.  Valorizar quem realmente merece, é a fórmula mágica para se evitar arrependimentos, ingratidões  e problemas de consciência (se é que em alguns casos, existam).

DULCE SARMENTO: GRANDE EXPRESSÃO MUSICAL

Dulce Sarmento, que nos deixou tão cedo, merecidamente, ganhará uma publicação contendo suas inúmeras partituras musicais (hinos, músicas sacras, folclóricas e regionais), depoimentos de amigos e fatos importantes sobre a sua vida e obra. Dulce pode ser considerada um dos maiores destaques musicais – senão o maior e mais importante – da cidade em todos os tempos. À grande mestra, devemos a nossa iniciação musical e duas músicas de sua autoria que recebemos para interpretar (Saudades de Januária -em parceria com Irmã de Lourdes – durante o centenário da ribeirinha cidade- e Barqueiro do São Francisco). Clarice Sarmento continua pesquisando e, dentro em breve, será prestada através de importante publicação, merecida homenagem à saudosa Dulce.

SISTEMA DE COTAS

Caiu como uma bomba, a denúncia de que dezenas de brancos estão ingressando no curso de medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), considerada uma dos melhores do país, fazendo uso fraudulento do sistema de cotas da instituição, criado em 2009. A queixa parte de alunos e é endossada pelo movimento nego e pelas entidades estudantis. O caso mais inquietante entre a comunidade acadêmica e de um calouro que embora tenha autodeclarado negro na inscrição, chamam a atenção seus cabelos loiros e a pele e olhos muito claros.

SUPERBACTÉRIAS PREOCUPAM

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), durante o 20º Congresso Brasileiro de Infectologia, realizado no Rio de Janeiro, o cenário é sombrio. Se nada for feito nas próximas décadas, infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos serão a principal causa de morte no mundo a partir de 2050, com cerca de 10 milhões de vítimas por ano.

OBRAS PÚBLICAS PARALISADAS

Caiu como uma bomba a notícia de que o setor de obras públicas da União ostenta, de norte a sul do país, vasto painel de velhas e novas ruínas, que, segundo cálculos de especialistas, forma dossiê de milhares de construções interrompidas. Existem projetos antigos, alguns iniciados há mais de 45 anos. 1042 é o número de obras financiadas pelo governo federal que estão paradas em Minas Gerais. Outras 1.335 intervenções que dependem desses recursos não foram iniciadas, apesar de terem sido aprovadas. Em todo Brasil são 8.239 obras paradas e 11,2 mil não iniciadas.  Já pensaram o valor do desperdício?

ESTACIONAMENTOS VERTICAIS

O caos do trânsito na cidade é uma realidade e só tende a piorar com o número excessivo de veículos e pela falta de educação dos motoristas. Se o trânsito não flui bem, a cidade vai se transformar num inferno também para os pedestres. Como nos grandes centros onde o fluxo de veículos é muito grande e os estacionamentos e garagens são insuficientes, necessitamos de estacionamentos verticais em pontos estratégicos. Até o presente momento, muitos estacionamentos surgem na área central – alguns a toque de caixa, sem qualquer planejamento, destituídos de conforto, apenas como “caça-níqueis”. Após demolição de uma casa – algumas de grande importância histórica – nasce um novo estacionamento. E, assim, o problema continua sem solução a espera de um empresário visionário que queira implantar o moderno e rentável serviço na cidade.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Em nossa sociedade existem mulheres que são exemplos de competência, talento e dedicação extrema em tudo que realizam. Elas fazem parte de um grupo de primeira grandeza, garra e brilhante dinamismo. No setor profissional, nossa querida amiga RAQUEL VELOSO DE MENDONÇA é um desses exemplos. Sua atuação e luta pelo Patrimônio Histórico da cidade, ao longo dos anos, é um dos grandes destaques e merece ser exaltado e elogiado neste registro especial.

Raquel Veloso de Mendonça: destaque no meio cultural montes-clarense e atuante defensora do nosso patrimônio histórico-(Divulgação)

MENOS DISCURSOS E MAIS AÇÃO

Sem sombras de dúvidas, o maior desestímulo ao crime é a certeza da punição. É importante que ela seja rigorosa, não complacente nem tolerante com delitos de altíssima gravidade. Lei não diminui criminalidade. Para que tenhamos o restante do ano com mais segurança e com a certeza de que não teremos que aturar cenas como as que vêm acontecendo em nossa região, imploramos aos nossos governantes menos discursos e mais ação. De leve.

PAULA: JOVEM DESTAQUE NA MEDICINA

A jovem médica PAULA QUADROS MARQUES acabou de completar seu mestrado em cuidados primários em saúde, pela Unimontes. Atualmente, faz especialização de Alergia e Imunologia no Hospital das Clínicas da USP.  Termina em março e volta para Montes Claros para atuar com sua mãe, a conceituada e querida médica Magna Quadros. Vale o registro.

 A jovem médica Paula Quadros Marques-(Divulgação)

MILIONÁRIOS NA POLÍTICA

Segundo analistas, o desgaste dos políticos tradicionais abrirá espaço para gente de fora nas próximas eleições de 2018. Os maiores beneficiários da nova reforma eleitoral serão os candidatos ricos, políticos ou não. Em meio às campanhas sem recursos, os endinheirados poderão bancar até a totalidade de seus gastos. Na certa, os mais sonhadores (como o apresentador Luciano Huck e outros) logo se aproveitarão da “janela do autofinanciamento”, que deverá durar pouco. No Brasil, todos sabem, a lei eleitoral é reformada sistematicamente a cada biênio, antes de cada eleição. Partindo desse princípio…

NOTA DE PESAR

Não existem palavras que definam a dor da perda. Ela é tão incrivelmente dor que perdemos a definição e a expressão do que sentimos. Nossa cidade perdeu nas últimas semanas, figuras queridas e admiradas por todos. PADRE HENRIQUE um exemplo de bondade e de extrema dedicação às causas sociais, que veio da Espanha para prestar relevantes serviços à nossa comunidade.  AUGUSTO VIEIRA, o conhecido e querido “Bala”, o tradicional alfaiate JERRY e, mais recente, EUSTÁQUIO MACEDO.  É lógico que não queremos perder.  Não deveríamos ter de perder nada: nem saúde, nem afetos, nem pessoas amadas. Mas a realidade é outra: experimentamos uma constante alternância de ganhos e perdas. Todos eles, sempre serão lembrados por todos. Aos familiares, os nossos sentimentos.

 Augusto Vieira: uma grande perda.

TERMINANDO

 “O tempo é um pássaro de seda, as asas da cor do momento. Ao retornar ao passado pelas trilhas da lembrança a alma se faz criança revendo um mundo encantado. Cada novo passo dado a um outro passo convida e nessa marcha invertida eu vou encontrando a esmo os pedaços de mim mesmo deixados ao longo da vida”. Este belo e inspirado texto, foi inserido no convite para o almoço de comemoração pelos noventa anos de vida do empresário e escritor Luiz de Paula Ferreira, em 2007. Luiz comemorou 100 anos neste ano de 2017.

Luiz de Paula Ferreira, 100 anos de vida na foto com sua extremada esposa Isabel Rebello-(Divulgação)

 Rosane e José Antônio Rodrigues, casal querido pela sociedade-(Divulgação)

Therezinha e Rosalvo Barros do Grupo Farmácia Real (35 anos de existência)

Um grupo elegante de senhoras do nosso meio social: Silvana Gleice de Morais, Matê Colares, Eloiza Márcia Quintino e Silvana Simões Amaral-(Divulgação)

 Laura Maria Pinheiro Leão e seu esposo Rodney Fróes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *