13/07/2017

ENLACE DE MARIA CÉLIA E AFFONSO HENRIQUE

A sociedade norte-mineira viveu momentos indescritíveis, marcados por ingredientes de gosto refinado, muita dedicação e esmero em seus mínimos detalhes no que concerne à  perfeita organização, decoração suntuosa, bufê requintado, fartas mesas de doces e bombons, música eletrizante, pomposas cerimônia religiosa e recepção. Estamos nos referindo ao casamento dos jovens MARIA CÉLIA E AFFONSO HENRIQUE, filhos de Ione Freire Cardoso-Geraldo Eustáquio Bicalho (in memoriam) e Rosane Colares de Aguiar-José Antônio Rodrigues.

Maria Célia Cardoso Bicalho: a bela noiva do ano

CERIMÔNIA RELIGIOSA

O ato religioso teve como cenário a imponente Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, oficiada pelo inteligente e carismático Frei Valdo que, em  belas palavras enfatizou o verdadeiro significado de uma união matrimonial responsável e duradoura, embasada em  verdadeiro amor na acepção da palavra. Poucas vezes presenciamos o nosso templo-maior tão belo, iluminado e florido. Um trabalho do jovem profissional da decoração Rondinele que esnobou talento, criatividade e perfeição nos detalhes. Maria Célia, demonstrando muita tranqüilidade, trajando um modelo clássico assinado pela Classearte-Alta Costura adentrou ao templo pelo braço do seu irmão Geraldo Victor,  ao som de clarins e precedida pelas damas Isabela, Isadora e Maria Clara. O coral Júnea Melo Franco e o Grupo de Música Cimara Dias sob a regência do competente maestro Normando Silva, espalhou música pelos quatro cantos da igreja com bela e emocionante trilha musical.

A suntuosa decoração da Catedral Metropolitana

A entrada de Ione e José Antônio, pais dos noivos

Maria Célia com seu irmão Geraldo Victor chegando ao templo-maior

O belo grupo de daminhas: Isabela, Isadora e Maria Clara

Rosane Colares com seu filho Affonso Henrique (Maria Celia 2)

A REQUINTADA RECEPÇÃO

Para recepcionar os inúmeros convidados, os jardins da residência da noiva foram transformados literalmente num majestoso palácio de cristal, dividido em vários ambientes interligados, com toque luxuoso na escolha das peças e mobiliário: cadeiras Dior âmbar e douradas, mesas de demolição com tampos em espelho e peças de mesas em dourado. Muitas flores nobres em tons rosa e branco. Foi criado um jardim para o ambiente com profusão de vasos, orquídeas, tulipas, begônias, hortênsias, suculentas azaléias, dentre outras espécies. Os doces e bombons foram dispostos junto às flores com milhares de forminhas (confeccionadas carinhosamente pela mãe da noiva, Ione Freire Cardoso Bicalho). Para complementar o suntuoso ambiente, cerca de 20 lustres em cristal espalhados pelo teto e perfeita iluminação da Asa Som e Iluminação. Para um trabalho de tal nível e de inconteste genialidade, um profissional de decoração que a cada projeto se supera, se tornando imbatível no setor: ROMERO MACIEL. Um luxo só!

Detalhe da decoração de Romero Maciel

Maria Célia e Affonso Henrique em clima de romance tendo como pano de fundo a bela decoração de Romero Maciel

MAIS DETALHES

A ENTRADA da imagem de Nossa Senhora ao templo protagonizou momento de intensa emoção: Dona Luzia Colares, nos seus 96 anos, avó do noivo, a conduziu até o altar sob delirantes aplausos dos presentes…/ QUANDO OS CONVIDADOS adentravam ao cinematográfico recinto da festa, eram recepcionados pelo Dj Matheus e Rômulo Niegro no sax…./ DUAS SENSACIONAIS bandas de Sete Lagoas movimentaram a pista até o dia clarear: Toque de Classe e Banda Sambacana, com repertório atualizado, de agrado geral…/ LILIA BUFFET foi outro grande destaque do acontecimento, oferecendo cardápio internacional, bebidas importadas e atendimento nota dez…/ O PALAZZO CERIMONIAL, conhecido pela sua eficiência e categoria, funcionou de forma perfeita. Como sempre!…/ AS MÃES DOS NOIVOS, IONE E ROSANE, exibiram belos modelos de grifes famosas, esbanjando elegância e categoria…/MARIA CÉLIA E AFFONSO HENRIQUE curtiram viagem de núpcias pela Itália…/FINALIZANDO: Em quase 38 anos de jornalismo, realizando coberturas de acontecimentos sociais da cidade, jamais participamos de uma noite de tal glamour, beleza, requinte e de entrosamento total. Uma noite que dificilmente será superada e objeto de comentários elogiosos por muito tempo. Nota 10. As fotos que ilustram esta página levam a assinatura de LUCAS VIGIANNI.

Luzia Colares conduzindo ao altar a imagem de Nossa Senhora

Noivos e pais no momento do brinde de champanhe

MEDALHA PARA NEWTON FIGUEIREDO

A Medalha “Ivan José Lopes”- de Honra a Montes Claros, considerada a maior condecoração OUTORGADA pela Câmara Municipal de Montes Claros às pessoas que fazem a  diferença para o desenvolvimento de Montes Claros, foi entregue ao empresário NEWTON CARLOS FIGUEIREDO, no Plenário da Casa, no dia do aniversário de Montes Claros, dia 3 de julho último. Casa tomada totalmente por empresários, autoridades civis e militares, parlamentares das esferas estadual e federal, além de um grande grupo de amigos do filantropo querido por toda a sociedade. O presidente da Casa, vereador Cláudio Prates, bastante feliz no seu pronunciamento, exaltando o homem, empresário, amigo como poucos, pai de família, e esposo exemplar, além de enaltecer sua generosidade e benefícios em prol de pessoas carentes da cidade se tornando um grande humanista. No seu pronunciamento de agradecimento, Newton, agradeceu emocionado o recebimento daquela  outorga e outras ao longo de sua vida, “aumentando a sua responsabilidade com o povo desta terra abençoada”, finalizou. Homenagem das mais festejadas unanimente por toda a sociedade..

Dr.  Newton Carlos Figueiredo com sua esposa Elizena e filhas quando do recebimento da Medalha Ivan José Lopes-(Divulgação) –Newton e filhas

EXPOMONTES 2017

A Expomontes 2017 terminou no último dia 9 deste mês de julho, com saldo dos mais positivos no que concerne à negócios, freqüência, nova infraestrutura bastante elogiada por todos, confirmando a fama de uma das mostras agropecuárias de maior prestígio no interior de Minas. O atual presidente da Sociedade Rural JOSÉ LUIZ MAIA VELOSO, com muito dinamismo e invejável força de trabalho – muita discrição, simpatia e humildade – juntamente com sua valorosa diretoria, apesar da propalada crise, souberam transformar o evento, num acontecimento gigantesco e repleto de atrações que movimentou milhares de pessoas nos dez dias de sua realização. Dois detalhes importantes: também, colaborando com maior êxito da mostra foi a excelente agenda de shows oferecida ao público pela Cia Promoções e as competentes assessorias brilhantemente  conduzidas por Andréia Fróes (Rural) e Ana Maria Barbosa (Cia Promoções). Parabéns!

José Luiz Maia Veloso, atual presidente da Rural-(José Luiz Maia)

LEILÃO DE NELORE OMJ

Durante a Expomontes, os deslocamos ao Parque de Exposição em companhia do casal amigo Tita Borém-Hélio Callais Lisboa especialmente para atendermos ao convide de Oswaldo Miranda Júnior que ali realizava mais um leilão de nelores, que ao longo dos anos vem sendo feito com muito esmero e dedicação redundando na melhoria dos animais apresentados e adaptados à nossa região. Com o salão da Rural completamente lotado, o referido leilão obteve liquidez total com todos os lotes arrematados. Mais um sucesso do empreendimento se deve a força e união da família Tolentino-Miranda através do casal Verônica Tolentino-Oswaldo Miranda Jr. e dos seus abnegados filhos Oswaldo, Marco Túlio e Leônidas.  Nossos cumprimentos pelo sucesso de mais uma empreitada.

Oswaldo Miranda Jr com sua esposa Verônica Tolentino e seus filhos Oswaldo, Marco Túlio e Leônidas Henrique no sensacional Leilão de Nelores da marca OMJ(Oswaldo, verônica e filhos)

ENLACE DE THALITA E HERON

A sociedade montes-clarense tem vivenciado neste semestre que terminou, uma série de enlaces elegantes unindo famílias conhecidas e primando cada vez mais pelo bom gosto, requinte e detalhes que redundam em muita emoção, não só para os noivos como também para os seus familiares e amigos presentes. Desde a escolha da igreja, do decorador, dos padrinhos, das damas e pajens, estilistas de gabarito para trajes dos noivos, salão de festas e bufê, são pensados e repensados durante meses de antecedência visando realizar a expectativa de uma noiva no seu dia de sonhos. Nossa cidade há muito tempo não precisa importar serviço algum de outras plagas, pois o possui comparado aos grandes centros do país. O casamento de Thalita Malveira Batista com Heron Coelho Veloso, realizado recentemente, foi um exemplo da nossa afirmativa e que em nossa observação iremos detalhar.

Thalita Malveira Batista, uma bela noiva

A CERIMÔNIA RELIGIOSA NA ROSA MÍSTICA

Como é de praxe, tudo começou com a celebração religiosa, tendo como palco a Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística decorada por Cézar Costa. O ato religioso foi oficiado pelo Padre Harley que realçou a importância de uma união familiar, a responsabilidade dos noivos e tendo como principais metas, verdadeiro amor, responsabilidade e cumplicidade. Após a entrada do grupo de elegantes padrinhos, pais dos noivos, das damas Sofia e Isabela e dos pajens Luigi e Enzo, foi o momento mais aguardado: entrada triunfal da bela noiva exibindo um clássico e belo modelo assinado por Andréia Marques (Kátia Noiva) sendo conduzida pelo braço do seu emocionado pai, Antônio Eustáquio Batista. O fundo musical foi o feito pelo Grupo Musical de Lucinha Macedo com destaque para os seus excelentes músicos e as maviosas vozes de soprano Simone Santana e de Robert Mont´Sá (presenças sempre solicitadas em grandes acontecimentos sociais). As alianças foram conduzidas até ao altar pela filha do irmão da noiva Diogo Malveira Batista, que a levou no colo. Um momento de grande emoção: a entrada de Nossa Senhora e da Sagrada Família (esta, entregue aos pais dos noivos, num trabalho genial e muito elogiado da jovem artista plástica Louise Ortiga).

O cortejo das damas e pajens

A solene bênção do Padre Harley

Os noivos e seus pais no altar da Rosa Mística

Os noivos deixando a igreja sob belo show pirotécnico

A REQUINTADA RECEPÇÃO NO PORTAL

Terminada a cerimônia religiosa, familiares e convidados especiais se dirigiram para o Portal de Eventos, onde uma fina recepção os esperavam. O local também recebeu uma bela decoração de Cézar Costa, com flores em profusão, arranjos modernos nas mesas e lustres de cristais pelo teto. Decoração de muito bom gosto e requinte, com destaque para a mesa de doces e bombons assinados por Airan e a mesa da família, imponente e chamando a atenção de todos. Quando os convidados se acomodaram em mesas de doze lugares, uma valorosa equipe de garçons iniciou servindo vinhos e uísque importados, intercalados por finos salgados. Uma mesa de frios variados e tortas salgadas foi bastante elogiada pelos presentes. Tudo assinado pelo Bufê do Favorito que deu um show de qualidade e de bom atendimento. Tudo supervisionado pelo seu proprietário Leandro Oliveira, sempre atento para que nada faltasse e com sua finesse e educação conhecidas de todos. Mais tarde, Thalita e Herón adentraram ao recinto sendo recebidos com aplausos por todos e teve início as tradicionais cerimônias das valsas com noivos, pais e padrinhos, parabéns, brinde de champanhe e corte simbólico do artístico bolo. Em seguida, foram às mesas de convidados para agradecimento das presenças. No palco, Charles Maia, cover do saudoso Tim Maia, fez o seu show de agrado geral. A partir daí, ao som de DJ, a pista foi movimentada até o amanhecer. Um delicioso, farto e variado jantar foi servido no final, também levando a assinatura do Favorito.Thalita e Heron curtiram viagem de núpcias em Santiago do Chile. Os pais dos noivos Maria Ângela Malveira-Antônio Eustáquio Batista e Vânia de Quadros Coelho-Waldir Pereira Veloso, circularam por todos os grupos, felizes e agradecendo as presenças. Um acontecimento que marcou a agenda social elegante da nossa sociedade. O cerimonial de Luciana Malveira (tia da noiva) brilhou mais uma vez e as fotos aqui estampadas levam a qualidade de VIRGÍNIO SANTOS.

Thalita e Heron no Portal de Eventos

O brinde de champanhe

Os noivos com o titular desta página

FORMATURA EM MEDICINA

Mais um inteligente jovem da nossa sociedade colando grau em MEDICINA pelas Faculdades Unidas Norte de Minas –FUNORTE. RAPHAEL MENDES NUNES, filho de Lauzimar(Lala) Ferreira Mendes-Delcy (César) Nunes da Silva. As solenidades tiveram início com culto na Igreja Batista Monte das Oliveiras; missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística; sessão de Homenagens no Portal de Eventos; e, Baile de Gala. Na lista de homenageados, Hugo Rocha Barros (Nome da Turma), Cláudio Marcelo Cardoso (Patrono), Cláudio Henrique Rebello Gomes (Paraninfo) e Evaldo Jenner (padrinho) e todo o quadro de competentes mestres da respeitada unidade de ensino superior, fundada pelo dinâmico casal Ruy Adriano Borges Muniz e Deputada Tânia Raquel de Queiroz Muniz.

Raphael Mendes Nunes, formando 2017 em Medicina-(Divulgação)

DESTAQUE CULTURAL: RAQUEL MENDONÇA

Jornalista, historiadora, escritora e promotora cultural, respeitada na cidade e em cidades do país, permanece à frente da Gerência de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural de Montes Claros. Estamos nos referindo a RAQUEL VELOSO DE MENDONÇA. Sua brilhante atuação, seu compromisso com a arte, a cultura e o patrimônio histórico é indescritível em toda a sua dimensão. Uma das mais brilhantes inteligências da região, séria, capaz, ética e de invejável honestidade em tudo aquilo que realizou e realiza.  De quebra, atuando, apoiando e contribuindo com todos os artistas, universitários, mestrandos, doutorandos que a procuram -e sabemos, o número é enorme. Na certa, quando se contar a história cultural da cidade, será assim: antes e depois de Raquel Mendonça. Muitos aplausos para ela!

Raquel Mendonça, o grande destaque cultural do Norte de Minas

ORDEM DO MÉRITO DA DEFESA

A deputada Raquel Muniz sendo bastante cumprimentada por ter sido agraciada com a Medalha da Ordem do Mérito da Defesa, num importante reconhecimento do relevante trabalho que nossa representante vem realizando em diversos setores de atividades. A medalha foi criada pelo Decreto n° 4.263, de 10 de junho de 2002, para premiar personalidades civis e militares que prestam relevantes serviços à comunidade. Nossos cumprimentos.

Raquel Muniz, o grande destaque político da região

TONINHO HORTA & CONVIDADOS

No próximo dia 22 deste mês de julho, no auditório da AMAMS, Ricardo Viana, Transamérica e Jorge Takahashi apresentam o sensacional show “Toninho Horta & Convidados”. Aliás, convidados muito especiais como Carlos Soyer, Élcio Lucas, Deborah Rosa, Juquita Queiroz. Márcio Narciso Durães, Alex Narciso, Marcelo Andrade, Allan Azevedo, Bernardo Brasil, Victor Hugo Manga, Fabinho e Marina Sena, Cevisa Harmonia, , Stanley Levy, Madson Athayde, Mecenas Jazz Quarteto. Mais informações (38) 99198-7214/99168-1098/99198-0086. Imperdível!

Toninho Horta em grandioso show no próximo dia 22 deste mês de julho

NOVA SEDE DO IHGMC

O Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC) com os nomes de Lázaro Francisco Sena (presidente) e seus diretores Dario Teixeira Cotrin, Wanderlino Arruda e José Ferreira à frente, teve a sua nova sede inaugurada, com grande solenidade festiva, no último dia 30 de junho, no Corredor Cultural Padre Dudu. Além do extraordinário “Memorial Simeão Ribeiro Pires”, o IHGMC inaugurou os Espaços de História Brasiliano Brás e de Geografia Arthur Jardim de Castro Gomes; a Sala de Leitura Ruth Tupinambá Graça, o Auditório Haroldo Lívio de Oliveira, lembrando ainda os extraordinários historiadores Hermes de Paula, Nelson Vianna e Urbino Viana, bem com o a excepcional pianista Dulce Sarmento. Um encontro dos mais prestigiados e de total entrosamento entre os associados e convidados especiais.

Lázaro Francisco Sena, presidente do IHGMC

SORRISUS NOVA PARCEIRA DO PONTE PRETA

A Sorrisus foi fundada em 2013, em Montes Claros (MG), e tem hoje 50 unidades em operação e mais de 250 franquias negociadas, com presença em 21 estados brasileiros. A Rede oferece alta tecnologia e qualidade de atendimento para seus pacientes, com padrão odontológico internacional – sempre com preços acessíveis e facilidade para pagamento. O time de grandes marcas que estampa a camisa da Ponte Preta ganhou mais um grande reforço: a Sorrisus Clínicas Odontológicas. O logotipo da empresa está localizado nas costas da camisa, acima do número, e deverá ficar até o final de 2017. A estratégia de marketing consiste em associar a marca ao esporte mais popular no Brasil em um campeonato com grande alcance. A escolha do Ponte Preta, de Campinas, no Estado de São Paulo, está alinhada com o plano de expansão da franquia naquele Estado. “Para nós é uma satisfação muito grande associar nossa marca à elite do futebol brasileiro”, diz Marcelo Miranda, CEO da Saudalys Franchising, detentora da marca Sorrisus.

Marcelo Miranda, CEO da Saudalys Franchising, detentora da marca Sorrisus

REFLEXÃO I

“Valiosos aliados são, porém, os poetas, e seus testemunhos são preciosas notas tônicas, porque eles costumam saber uma multitude de coisas entre o céu e a terra sobre as quais o nosso saber escolar nem chega a sonhar. No conhecimento da alma eles estão bem à frente de nós, que vivemos na rotina do dia a dia, eles estão haurindo de mananciais que nós ainda não perscrutávamos para o uso da ciência” (Freud)

REFLEXÃO II

“Onde vão as minhas mãos, segue o meu olhar, e onde vai o meu olhar, ali deposito meu pensamento, que é o broto da minha emoção”.

REFLEXÃO III

“Afinidade é retomar a relação no ponto m que parou sem lamentar o tempo da separação. Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida” (Artur da Távola)

ETIQUETA I

A IMPORTÂNCIA DA GRATIDÃO

Ter gratidão é fundamental para que nos tornemos pessoas melhores, felizes e completas. Além disso, a gratidão nos estimula a ter uma visão de mais otimismo em relação a vida. Por isso, ser grato pelo dom da vida, pela saúde, pela família, pelo trabalho, pelos amigos e até pelos obstáculos enfrentados deve ser uma atitude diária. Em quase 38 anos de jornalismo, sempre estivemos junto aos amigos em momentos de festas e momentos de dor. Nunca fizemos barganhas com coberturas de festas e, quando comparecemos, é porque essas pessoas nos são caras e queridas. Em nossa sociedade, muita gente ainda não assimilou a importância de uma nota registrada ou uma cobertura de casamentos, bodas ou quinze anos. Passado os eventos, não sabem reconhecer ou agradecer (agradecimentos via whatsApp ou mensager é frio e indelicado). Numa dessas manhãs, recebemos a visita da senhora Rosane Colares Rodrigues com um belo cartão de agradecimento(assinado também pelo seu esposo José Antônio Rodrigues) pela cobertura que, como muita satisfação, fizemos do casamento do seu filho Affonso Henrique com a médica Maria Célia. Nos trouxe uma cesta de café da manhã( e nem precisaria de tanto), numa atitude gentil e própria de pessoas finas e educadas. Uma demonstração de contentamento e agradecimento pela nossa deferência especial e que serve de exemplo para pessoas “cascas grossas” que não têm em seu dicionário a palavra “gratidão”! De leve.

ETIQUETA II

Jamais faça para o seu próximo nada que você gostaria que fosse feito com você e “seu direito termina onde do outro começa”. Duas máximas que, se seguidas, mudariam completamente o comportamento de muitos. Entender esses dois conceitos faz com que a pessoa respeite mais e sempre se coloque no lugar do outro antes de agir.

ETIQUETA III

Falta de educação pode ser um forte indício de chatice. O chato quase sempre invade a privacidade do outro e o deixa constrangido. Por isso afasta as pessoas. “Lá vem ele”, é comum escutar antes de uma rodinha de gente se espalhar. Mas uma cena dessas não inspira pena. Isso porque o chato nunca se chateia. Os chatos são pessoas que não têm os limites claros. Falam muito perto, pegam o tempo todo no outro enquanto conversam, abrem a geladeira na casa de alguém que mal conhecem. Ou seja, ultrapassam os limites.

APRENDENDO I

Do excelente livro de nossa amiga Mirian Cavalcanti Prado “Letras Mágicas” (“Curiosidades da Língua Portuguesa em análise fácil com a ajuda de rimas cômicas), três interessantes dicas: RASPAR – RAPAR (Curiosidade) – Vale RASPAR E RAPAR/ Para o assoalho e o cabelo/RASPAM-SE tacos e paredes/ E RAPAM-SE todos os pelos…/ PEALADOR-PEALAR-PEALO (Curiosidades) – O PEALADOR joga-se o laço/  Para PEALAR o cavalo/ As mãos do animal são presas/ocorrendo-se o PEALO. “O PEALADOR pealou o cavalo realizando-se o PEALO”./ VIOLA – VIOLINO – VIOLÃO ( Os músicos certos) – Quem toca e fabrica a viola/ É o violista e CUITELÃO/ Violinista toca VIOLINO/ Violonista tocas violão..

APRENDENDO II

Ora aparece Sol. Ora sol. Quando usar a inicial maiúscula ou minúscula? A grandona só tem vez quando designa astro. Já foi enviada sonda ao Sol? Assisti ao último eclipse do Sol. O heliocentrismo considera o Sol o centro do sistema solar. Nos demais casos, a pequenina pede passagem. Quais? Se a referência for à luz do Sol, ao lugar iluminado por ele ou aos sentidos figurados do vocábulo: Maria adora tomar sol. Ao correr, evite o sol do meio-dia. De manhã, o escritório fica iluminado pelo sol. O filho é o sol da vida da mãe.

APRENDENDO III

As crianças coçaram os narizes? Nossos corações vibravam de felicidade?O mestre de cerimônia agradeceu as presenças de todos? Nãoooooooooo! Olho vivo! No caso, o singular é distributivo. Vale pra todos.  Ninguém tem mais de um nariz, mais de um coração, mais de uma presença. As crianças coçaram o nariz. Nosso coração vibrava de alegria. O mestre de cerimônias agradeceu a presença de todos.

Mara Lima, figura das mais elegantes e queridas da sociedade, exibindo novo look

Marina Queiroz, a eterna “mulher magia” de nossa sociedade

Marinilza Mourão-Wagner Gomes, casal elegante do nosso meio social

O charme de Luciene Martins, enfrentando o inverno com inconfundível charme

FIGURAS & FATOS

ANIVERSÁRIO DE ANA VALDA

A brejeira-montes-clarense ANA VALDA VASCONCELOS foi a querida aniversariante da última segunda-feira. Seu dia foi pequeno para tantas demonstrações de carinho e apreço da parte os seus incontáveis amigos, dentre os quais, com muita honra, nos incluímos.

Ana Valda Vasconcelos, a querida aniversariante deste mês de julho

CASA MILITAR DO GOVERNO PAULISTA

Primeira mulher negra a chefiar a casa Militar do Governo de SP, a coronel Helena dos Santos Reis, 47, não poderia ter ocupado o cargo seis anos atrás. Foi em 2011 que os quadros feminino e masculino da Polícia Militar foram unificados: até então havia uma divisão das vagas nos concursos e postos como esse eram exclusivos para homens. “Nós (mulheres) recebemos a mesma formação e sempre nos vimos com a mesma capacidade de executar todas as funções”, enfatizou.

FRIO EM MOC CITY

É comum do montes-claremse, o ano inteiro, todo ano, reclamar do nosso verão queniano, do horário de verão, do causticante calor. Morrendo de saudades daquele friozinho gostoso tão raro por estas paragens. Agora, depois de décadas, o frio chegou, durante o dia e noite adentro, espalhando queixas e terrível gripe para todos os lados. E com esse frio, as roupas para afugentá-lo tem saído dos armários, com aquele perfume de naftalina e mofo. Casacos de pele, blusas de tricô feitas pelas avós, ceroulas amareladas, cachecóis pálidos, boinas etc. etc. Uma excelente ocasião para mostrá-las, exibir vestimentas mais elaboradas e mais elegantes. Do outro lado da vida, moradores de rua deitados debaixo de marquises e bancos de jardins, numa situação de penúria. Êta vida madrasta!

DUPLA COMEMORAÇÃO

O casal Pablo e Juliana Rios reuniu na última segunda-feira, na sua casa de eventos Pompéia – Santa Rita, um grupo de familiares e amigos para a dupla comemoração dos seus aniversários natalícios (ele nasceu no dia 6 e ela, no dia 8). Um encontro dos mais descontraídos e prestigiados, tendo como ponto alto a simpatia do casal anfitrião. Juliana e Pablo são proprietários, também, do tradicional Restaurante Sabor Mineiro.

Juliana Rios e Pablo: comemoração de aniversários em dose dupla-(Divulgação)

V CONCURSO DE ESTANDARTES

Até o próximo dia 20 de agosto estão abertas na Casa de Cultura Márcia Prates as inscrições para o 5º Concurso de Estandartes, cujo objetivo é o de estimular e difundir a cultura popular e religiosa. O tema deste ano será “Festas de Agosto”. A divulgação e premiação dos vencedores serão no próximo dia 10 de agosto. Mais informações através do telefone (38) 322-6390.

DADO PREOCUPANTE

Três batalhões da Polícia Militar poderiam ser abastecidos com o total de armas apreendidas em Belo Horizonte de Janeiro até o início de junho. Foram 1.100 nesse período, segundo o coronel Winston Coelho Costa, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC) – o que significa uma média de sete armas retiradas das ruas por dia. A maior parte desse armamento abastecia o crime.

A ARTE DE FURTAR

Em 1743, publicou-se em Lisboa, escrito anos antes, “A Arte de Furtar”, atribuída ao padre Antônio Vieira, que viveu no Brasil. No livro, o jesuíta, famosos por seus “Sermões”, já denuncia esse perverso traço do caráter luso-brasileiro que, infelizmente, permanece atual. E apontava na má política, e em suas artimanhas pelo poder, a causa de desvios éticos e morais. O conluio da corrupção é imenso no momento, asfixiando e paralisando o país.

SHOWS INTERNACIONAIS EM BEAGÁ

O cardápio de shows internacionais programados para Belo Horizonte no segundo semestre, está dos mais variados e convidativos. Dia 22 deste mês de julho, THE MAINE; dia 18 de agosto, AEROSMITH; 25 de agosto; HANSON; dia 10 de setembro; DEVENDRA BANHART; dia 17 de outubro; PAUL McCARTNEY em 17 de outubro; e JOHN MAYER dia 20 de outubro. Gostaram?

ESPAÇO PARA FESTAS

Na “cidade das festas”, os espaços para realização de eventos comemorativos diversos sempre surgem. O total de comemorações vem atingindo números tão altos que, para reservar os locais exige algum tempo de antecedência. Dentre os novos empreendimentos no setor, citamos o DOM QUIXOTE EVENTOS, na Rua Quatro, 150 , Chácara das Paineiras com locação para espaço para casamentos, aniversário, formatura, confraternização, weekend e Workshop. Além da beleza do local e da sua estrutura física, aquele espaço vem sendo bastante procurado e elogiado por todos. Para mais informações, procurar Camila Klassmann (38) 99814-0208 ou Ruy Klassmann (38) 99940-2747.

Quixote Eventos, o belo local de festas das Paineiras

TOP TÁXI, A NOVA ONDA

Moradores de 34 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, já podem usar o aplicativo de transporte Top Táxi Minas. Segundo notícias, em algumas situações chega a ser 20% mais em conta que a Uber. Para pagamento em dinheiro, é 35% mais barato que o taxímetro do táxi comum. Segundo o diretor do aplicativo, Glalton Lucas de Souza, em dois meses, o Top Táxi Minas estará disponível em todo o estado. Montes Claros está na mira!

ÁGUA E ENERGIA MAIS CARAS

O orçamento doméstico do mineiro vai sofrer mais um aperto. É que as contas de água e luz vão ficar mais caras. A partir do dia 30 deste mês de julho, os consumidores irão pagar mais pelos serviços oferecidos pela Copasa (8,69%). Ao mesmo tempo, a conta de luz passará da bandeira verde, sem cobrança de taxa extra, para amarela, que custa R$ 2 a mais para cada 100 kWh consumidos

REFORMA TRABALHISTA E SUA IMPORTÂNCIA

Por que a reforma trabalhista é importante? Segundo Roberto Setúbal, co-presidente do Conselho do Itaú Unibanco, “a reforma é uma passo importante para retomarmos o dinamismo na nossa economia, especialmente no setor industrial. Ela deve abrir espaço para o aumento de produtividade das empresas, o que acarretará em aumento na oferta e formalização de empregos, além de incremento na renda do trabalhador”. Na terça-feira, dia 11, a mesma foi formalizada.

BANCO CENTRAL

O Banco Central acaba de alterar as regras para saques de dinheiro em espécie no Brasil. Pelas novas regras, os bancos deverão requerer de seus clientes uma comunicação prévia, com três dias de antecedência, para realização de saques em espécie no valor igual ou superior a R$ 50 mil. Atualmente, essa comunicação ocorre com apenas um dia de antecedência, para saques no valor igual ou superior a R$ 100 mil. A nova determinação passa a valer dentro de 180 dias.

VIA BRASIL INAUGURA NOVA CASA

O Restaurante VIA BRASIL, tradicional na comercialização de comida no quilo, há muitos anos na rua Padre Augusto, acaba de inaugurar sua nova e moderna casa na Rua Coronel Joaquim Costa (logo abaixo da praça da Catedral) para melhor atender à sua fiel clientela. Cardápio dos mais variados e saborosos, atendimento nota dez e preços módicos. Na direção, seu proprietário Flávio Neves e seus familiares. Estivemos visitando o agradável local com nossa grande amiga Geísa Santana e recomendamos a todos.

Flávio Neves, Geísa Santana e este jornalista no Restaurante Via Brasil – (Divulgação)

BRASILEIROS NO JÚRI DO OSCAR

Os diretores Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Karim Aimoouz e Kleber Mendonça, além do ator Rodrigo Santoro, estão na lista dos 774 novos convidados para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. São membros da Academia que escolhem os vencedores do Oscar, prêmio entregue anualmente em Los Angeles. Prestígio dos brasileiros envolvidos com a Sétima Arte, em alta.

NOSSAS POBRES VIAS PÚBLICAS

Num passeio pelas nossas vias públicas uma triste realidade! Quanta pichação, quanto ciclista lutando para não ser atropelado pelo conturbado trânsito, quanto mendigo espalhado pelas calçadas, quantos dependentes de crack ocupando e dilapidando praças, lixo sobre calçadas e ruas sem iluminação colocando em risco a vida da população. Sem maiores comentários!

IMPORTÂNCIA DO ASFALTO

Está mais do que provado que o asfalto foi inventado para deixar a vida mais confortável, uma locomoção mais fácil, ráida e segura, ausência de poeira. Sem a sua constante conservação, torna-se uma arma letal. Fornecedores de água e luz, por exemplo, não têm dado o devido valor ao benefício. Explicando melhor: quando chamados para um conserto, abrem o asfalto e, devido à má compactação o evolvem cheio de cicatrizes e caroços formando ondulações, causando prejuízos incalculáveis aos proprietários de carros – sem falar nos riscos de acidentes para quem quer poupar seus amortecedores ( do carro, evidentemente!). Enquanto isso, continuamos a reclamar mas aceitando o desrespeito ao contribuinte, ao cidadão. Quais os vilões? Na certa, vocês já mataram a charada; são nomes bastante familiares. Até quando? Só Deus sabe!

BICHECTOMIA, A QUERIDA DOS FAMOSOS

Um método cirúrgico para afinar o rosto, reduzindo o tamanho das bochechas é febre entre os famosos há tempos. Mas para quem tem receio de enfrentar um procedimento como esse, existe uma alternativa não invasiva, apelidada de “bichectomia sem agulha”, feita por meio de radiofreqüência. O procedimento está ganhando terreno no país – em dois anos, houve crescimento de mais de 30%, segundo pesquisa da Ibramed, empresa especializada em medicina estética. A vantagem da bichectomia sem agulha é conseguir afinar o rosto sem fazer cortes, usar agulhas ou anestesias. Os profissionais aptos à realização são os cirurgiões-dentistas e os cirurgiões plásticos.

FORMATURA EM MEDICINA

VINÍCIUS FREDERICO DINIZ, filho do querido casal Cibely Freire Diniz e do renomado jornalista Hélio Machado Oliveira é um dos jovens formandos da Faculdade de Medicina da Funorte. Na programação, missas, coquetel dia 22, sessão de homenagens no próximo dia 23 deste mês de junho, no Portal de Eventos e baile (convite especial) no dia 24 deste mesmo mês. Gratos pelo convite.

FIGURAS EXÓTICAS

Toda cidade brasileira, na atualidade, sempre possuiu suas figuras exóticas, extravagantes. Sinceramente, em toda a minha existência, nunca vi tanto ser humano vivendo como verdadeiras baratas, comendo restos de lixos pelas esquinas, andando desorientada, abordando transeuntes vagando em busca de um trocado para um café, um pão, ou mesmo para comprar um baseado, um pouco de tinner ou para queimar um cachimbo. Alguns, são tranquilos. Outros, causam medo, são agressivos e, infelizmente, àa vezes, são alvos de asco e temor. E eles continuam povoando pelos bancos de jardins, debaixo de marqioizes onde, sem qualquer pudor, fazem suas necessidades fisiológicas. Pobres “baratas humanas”, marginalizadas e que ainda não encontraram um suporte social de reabilitação dos órgãos públicos, causando comentários negativos aos visitantes. Pobre cidade!

REDES SOCIAIS

As redes sociais continuam sendo divertimento para pessoas de qualquer idade. Desde que bem usadas, tornam-se interessantes e agradáveis e monopolizam um número enorme da população mundial. Algumas pessoas, no entanto, ainda não entenderam o sentido  da magnífica inovação tecnológica. Usam as redes para atacar de forma acintosa pessoas, usam palavras chulas e, às vezes, gritantes pornografias. Não se esqueçam: os comentários mais agressivos nas redes sociais podem gerar processos judiciais. A internet ainda ´considerada por muitos como uma terra sem lei. Cada um acha que pode dizer o que quer. Ledo engano, a internet também possui regras sociais a serem observadas e seguidas por todos. Todo cuidado é pouco!

MALHAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

Um número crescente de empresas japonesas estão adotando intervalos para exercícios. A esperança delas é conseguiir manter os funcionários mais flexíveis ( e podutivos) po mais tempo, à medida que o número de trabalhadores no país diminui e a população é uma das que mais envelhecem no mundo. Manter os empregados em forma é, portanto, uma aposta de que eles vão continuar trabalhando mesmo depois da idade de aposentadoria. Quando o relógio marca 13h, um grupo de funcionáios de TI (tecnologia da informação) em Tóquio abandona suas mesas e parte para alguns minutos de rigorosos alongamentos, enquanto uma voz no rádio dá a voz de comando: “ ichi, ni, san (um, dois, três). Eis a filosofia dos gigantes japoneses: “ Boa saúde significa uma sociedade saudável e uma companhia saudável.” Exemplo a ser seguido.

MERECE REPLAY

Um leitor de Niterói(RJ), Jorge Mendes Bentinho, enviou para a seção de “Escreve o leitor” de jornal carioca o comentário abaixo, que merece replay: “ Meninos maus, quase imputáveis, são “vítimas da sociedade”. Septuagenários condenados e inofensivos, como se os cabelos brancos lhes devolvessem a honradez que nunca tiveram, gozam da prisão domiciliar.  Entre os extremos, a sociedade de bem, vítima de todos, a sustentar presos com direito à progressão de pena, e afrontada por delatores cínicos acomodados em domicílios. Ainda por cima, a balbúrdia política e econômica. Na infância, ao recitar Olavo Bilac, o verso “Criança, não verás nenhum país como este” prometia um futuro grandioso, não concretizado. Mantenho o amor à pátria, não perdi a fé, mas, por ora, é impossível sentir orgulho”.

ANIVERSÁRIO DE DUCA

Como acontece em todos os anos, Maria do Carmo (Duca) Oliveira recebe em sua bela e bem decorada residência o Bairro Todos os Santos familiares e amigos para a comemoração junina do seu aniversário natalício. Coadjuvada pelas suas filhas Fabíola, Clarissa Mônica e Luciana, a aniversariante recebeu a todos com sua conhecida finesse. Uma bela decoração típica foi feita em toda a casa e mesas com deliciosos quitutes próprios da época, não faltando o quentão, choconhaque, vaca atolada, canjica e uma enorme variedade de doces caseiros. Um encontro dos mais agradáveis.

Maria do Carmo Oliveira (na foto com suas filhas Fabíola, Clarissa Mônica e Luciana) na comemoração junina do seu aniversário

O PROFISSIONALISMO DE NATÁLIA JAEL

Repercutiu de forma positiva a série de três reportagens produzidas pela equipe da TV Grande Minas – 2ª edição, sob o comando da excelente repórter Natália Jael, intitulada “A Noite”. Demonstrando muito profissionalismo, ela realizou várias andanças pela cidade acompanhando garis, entrevistando-os ouvindo suas histórias e, inclusive subindo no caminhão de coleta. Na segunda reportagem, emocionantes depoimentos de prostitutas e travestis que fazem ronda noturna à cata de clientes. A terceira, a mais triste e preocupante, com moradores de rua, dormindo ao relento, passando frio e fome e, alguns, envolvidos com drogas. Reportagens que não fica a dever em nada, aos grandes repórteres de emissoras do Rio e São Paulo. Parabéns Natália! Temos a certeza de que um futuro brilhante se descortinará para você, dentro em breve! Estamos torcendo!

Natália Jael, sempre brilhando na telinha da InterTV

Érica Mendes Siqueira do Personalle Buffett, enfeitando com muito charme o nosso site – (Divulgação)

Com a nossa querida amiga Ignez Miranda, em noite de festa – (Divulgação)

Juliane Leite Ferreira Figueiredo, esbanjando charme na Expomontes 2017

Telma Leal  e Odílio Ribeiro Mendes em noite de festa (Virginio Santos)

 TERMINANDO

“Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado.”-(Oscar Wilde)

Reciclagem da moda: “Nunca trate uma mulher como lixo, porque lixo vira arte nas mãos de quem tem talento”.